Ação promove alteração em nome e gênero de pessoas trans

Atendimento gratuito
Carro pega fogo em semáforo após manutenção elétrica
Expoferr 2023 reúne público recorde de mais de 500 mil pessoas em cinco dias de evento
Renovação e Inovação no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth
Interrupção do serviço de internet em Roraima afeta atividades online

A retificação de nome e gênero não é apenas um sonho, mas um direito. A Defensoria Itinerante realiza nesta sexta-feira (28), em Boa Vista (RR), o agendamento para entrada no processo de alteração do documento de pessoas trans, trangêneros e travestis.

O serviço será ofertado durante evento da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado de Roraima (ATERR), das 8h às 12h, na rua Lindolfo Bernardo Coutinho, 1451, bairro Tancredo Neves. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

O defensor público-geral, Stélio Dener, explica que a retificação, sem necessidade de cirurgia de redesignação sexual, é possível desde 2018, e que um dos trabalhos da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) é garantir que esse direito seja cumprido. 

“Há muitas pessoas que passam por situações vexatórias, porque o nome no documento não condiz com a aparência física. Há ainda quem desconheça que um dos serviços da DPE é a garantia dos direitos humanos fundamentais relativos à identidade de gênero. A retificação é importante para que essas pessoas sejam reconhecidas pelo que são”, ressaltou Dener.

A ATERR atua em Roraima há 15 anos e, durante parte dessa trajetória, passou a ter a DPE-RR como parceira em mutirões para retificação. Conforme Kelly Sales, secretária da associação, a mudança de nome e gênero no documento é extremamente importante, e a Defensoria tem ajudado nesse momento de libertação.

“A participação da Defensoria é de suma importância, porque é uma aproximação com a população LGBTQI+ e, principalmente, as trans. A Defensoria sempre foi nossa parceira em todas as nossas demandas e reivindicações. A retificação de nome é algo muito importante para as pessoas trans. Passamos por muitos constrangimentos, como eu mesma já passei. Fazendo essa retificação do nome, fica muito melhor. A gente se sente liberta, é muito gratificante. Só temos a agradecer a parceria da Defensoria com a ATERR. Isso é algo excelente e importantíssimo para a comunidade LGBTQI+”, disse.

OUTROS SERVIÇOS – Além do agendamento para retificação, a comunidade também poderá receber durante o evento atendimentos e orientação jurídica sobre ação de alimentos, solicitação do Registro Civil (1ª via e 2° via), cumprimento de sentenças de alimentos, desarquivamento de processos, tomada de decisão apoiada, Interdição/Curatela e divórcio sem bens.

ATENDIMENTO – Caso a pessoa interessada não possa comparecer ao evento, é possível solicitar o agendamento por meio do DPE Zap Cível (95) 98104-2048, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Carro pega fogo em semáforo após manutenção elétrica
Tragédia em Caroebe, homem de 33 anos morre após ser atingido por galho de árvore
Violência doméstica em Boa Vista – Jovem é agredida por se recusar a intimidade com namorado
Programa de Anistia do Governo de Roraima: Quitação de Dívidas Residenciais no Vila Jardim
Dia da Consciência Negra: saiba o que abre e fecha em Boa Vista durante o feriado
“Entenda e controle o seu feed do Instagram: algoritmos, recomendações e preferências pessoais
Expoferr 2023 reúne público recorde de mais de 500 mil pessoas em cinco dias de evento
Justiça de Roraima recusa transferência de jovem acusado de matar duas nmulheres em acidente