TV Assembleia combate o tabu do exame de próstata e promove a prevenção ao câncer em homens

Zé Haroldo Cathedral libera R$ 2,9 milhões para ampliar os atendimentos de saúde em Pacaraima e Rorainópolis
Boa Vista ganha voo direto para Guarulhos, maior aeroporto do Brasil
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes

Desmistificar o exame de próstata e conscientizar sobre a prevenção ao câncer nessa região, o segundo mais comum entre os homens, são temas de uma reportagem especial da TV Assembleia (canal 57.3), intitulada “Saúde sem Preconceito”. Produzido pela Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (SupCom/ALE-RR), o conteúdo faz parte das ações do ‘Novembro Azul’, campanha dedicada à prevenção do câncer de próstata.

A reportagem será veiculada nesta sexta-feira (15), no Jornal Assembleia Informa, e integra uma série de produções sobre saúde e temas sociais da TV Assembleia, que serão exibidas ao longo da programação e estarão disponíveis no YouTube (@assembleiarr).

Segundo Camila Dall’Agnol, diretora de Rádio e TV da ALE-RR, a Superintendência busca levar informação acessível e abordar campanhas de saúde que incentivem a população, como o Novembro Azul.

“A nossa intenção é mostrar, por meio de histórias reais, que a prevenção é o melhor caminho. O homem que se ama se cuida e busca pela sua saúde. Queremos quebrar o tabu, mostrando que é mais simples e menos custoso prevenir do que enfrentar o câncer. Nesta produção, o foco é a conscientização”, destacou.

A produção é de Marilena Freitas, com reportagem de Isabela Bastos, que relatou a relevância de seu contato com pessoas afetadas pela doença e especialistas, como médicos e profissionais de apoio ao paciente em tratamento.

“Ainda há muito preconceito em torno do tema. Esperamos que esta campanha e reportagem ajudem a informar, com credibilidade, sobre a importância da prevenção e realização dos exames”, afirmou Bastos.

Histórias Reais

Entre os depoimentos está o de Carvílio Pires, jornalista que há seis anos faz tratamento contra o câncer de próstata. Para ele, o cuidado com a saúde e os exames periódicos foram fundamentais para o diagnóstico precoce.

Na reportagem, ele relata seus sintomas e reforça a importância dos exames em qualquer fase da vida adulta: “Hoje sou enfático em dizer que não importa a idade; cuide da sua saúde. Existem casos de câncer de próstata diagnosticados até em jovens de 25 e 30 anos”, alertou.

Outro entrevistado é o urologista Fariel Galan Barrios, que destaca a persistência do tabu em torno do exame de toque e os riscos que ele representa para a saúde dos homens. “O preconceito ainda é forte, e muitos pacientes preferem fazer apenas exames de sangue e ressonância. No entanto, cada exame é complementar e essencial”, frisou.

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

DPE-RR garante indenização de R$ 10 mil a adolescente vítima de abuso policial ocorrido em agosto de 2023 em Pacaraima.
RORAIMA EM DESTAQUE
NO UIRAMUTÃ
Helena Lima impulsiona talentos do futebol de base com peneira gratuita em Roraima
TRABALHOS DO LEGISLATIVO
Festival de Músicas Autorais de Roraima estreia neste sábado no CAF com 13 artistas e entrada gratuita
PESQUISA E CAUTELA
TRANSPARÊNCIA NA SAÚDE