Eita Junino é a grande campeã do Concurso Nacional de Quadrilhas 2025

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

Grupo de Roraima encantou jurados e público com o espetáculo “A Arte de Quem Vive a Fé” em Canaã dos Carajás (PA)

A quadrilha roraimense Eita Junino conquistou o título de melhor do Brasil ao vencer o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas 2025, realizado pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq). A disputa ocorreu nos dias 12 e 13 de julho, em Canaã dos Carajás, no estado do Pará, e reuniu 18 grupos juninos de todo o país.

Representando Roraima, a Eita Junino brilhou na noite de domingo (13) com o espetáculo “A Arte de Quem Vive a Fé”, uma homenagem aos artistas e artesãos que produzem artigos religiosos. A apresentação emocionou o público e os jurados, garantindo ao grupo o título nacional.

O tema destacou a conexão entre fé, arte e cultura popular, valorizando o trabalho dos artesãos que, por meio da religiosidade, preservam tradições e expressam resistência cultural.

“De muitos anos para cá, a gente não via um concurso nacional tão forte e tão disputado como este. Havia quadrilhas que são referência no Brasil. Isso tornou a vitória ainda mais saborosa. Estamos muito felizes”, celebrou Eli Cruz, diretor da Eita Junino.

Apoio local foi fundamental para a conquista

A Eita Junino conquistou a vaga no nacional após vencer o Boa Vista Junina 2025, evento promovido pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). Além de apoiar a realização do arraial, a gestão municipal garantiu as passagens da delegação até o Pará.

“Agradecemos o apoio da prefeitura, que começa muito antes da viagem. O prefeito pensa nas quadrilhas desde o início do planejamento do Boa Vista Junina. Isso faz toda a diferença. São poucos estados que oferecem esse suporte. Conseguimos levar a quadrilha completa, com todos os casais e a equipe de apoio”, ressaltou Cruz.

O presidente da Fetec, Dyego Monnzaho, reforçou que a prefeitura adota uma política contínua de fomento à cultura junina, com investimento em espetáculos e infraestrutura.

“A vitória da Eita Junino comprova que investir em cultura gera resultados concretos para a cidade. Ter uma quadrilha campeã nacional fortalece a imagem de Boa Vista como um polo cultural e turístico”, destacou Monnzaho.

Maior Arraial da Amazônia

O Boa Vista Junina é considerado o Maior Arraial da Amazônia. Em 2025, o evento completou 25 anos de tradição, reunindo 28 quadrilhas em três grupos competitivos: Especial, Acesso e Emergente. Todas receberam apoio da prefeitura com figurinos, cenografia e logística. A quadrilha campeã do Grupo Especial recebe ainda o custeio da viagem para o nacional.

Por Shirleia Rios

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
EM PACARAIMA: Roraima cumpre mandados da Operação Pharos 2 e prende homem com material pornográfico infantil
SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação
CAPACITAÇÃO: Policiais de Roraima fazem treinamento tático integrado com forças de segurança do Amazonas
Lula sanciona aumento de pena por venda de bebida alcoólica a menores
Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
PF deflagra ação em todo o país contra abuso sexual de crianças
OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa