“Ao infinito e além!”

Zé Haroldo Cathedral encerra 2025 com investimentos e ações que beneficiam 13 municípios de Roraima 
Zé Haroldo Cathedral libera R$ 2,9 milhões para ampliar os atendimentos de saúde em Pacaraima e Rorainópolis
Boa Vista ganha voo direto para Guarulhos, maior aeroporto do Brasil
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras

Integrantes do Crescer fazem “viagem espacial” com Planetário Móvel

O céu não é mais o limite para os jovens participantes do Projeto Crescer, que nesta terça-feira (5) embarcaram em uma viagem imersiva pelo universo com o Planetário Móvel — uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) Física da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A atividade foi realizada na sede do projeto, localizada no bairro Dr. Sílvio Botelho, e proporcionou uma verdadeira aula de astronomia lúdica e interativa.

Sob a coordenação de Nelson Albuquerque, estudante de Física da UFRR, o Planetário Móvel tem sido levado a escolas de Boa Vista e de municípios do interior. A proposta é democratizar o acesso à ciência, despertando a curiosidade sobre astronomia e desmistificando a ideia de que física é apenas cálculo difícil.

“A parte interna do planetário funciona com um projetor central que exibe vídeos em 360°, simulando o Sistema Solar, a Via Láctea, galáxias distantes e até teorias como o Big Bang. Tudo é apresentado de forma acessível para cativar os participantes. Foi nossa primeira vez no projeto Crescer e notamos o brilho nos olhos desses jovens diante do universo”, destacou Nelson.

A experiência marcou a estreia de muitos dos jovens em um planetário. Maria Eduarda, por exemplo, ficou encantada com o que viu:

“Nunca tinha visto algo assim. Gostei das estrelas e da Via Láctea. Só tinha visto sobre os planetas em documentários, mas presenciar isso é diferente. As imagens passando em volta da nossa cabeça são incríveis.”

Já Ernesto Rafael ressaltou o impacto visual da simulação:

“É a primeira vez que entro em um planetário. Observar o espaço é muito legal. Nunca tinha visto uma colisão de estrelas em animação. Fico imaginando o tanto de coisas que existem no universo para a gente explorar.”

Para a psicóloga Wanessa Dineli, atividades como essa são essenciais para ampliar horizontes:

“Muitos desses jovens estão em situação de vulnerabilidade social e econômica. É essencial proporcionar conhecimento e despertar o interesse pela ciência e tecnologia. Também foi minha primeira vez no planetário e é emocionante ver a surpresa nos olhos deles, como se realmente estivessem no espaço.”

A atividade reforça o compromisso do Projeto Crescer em oferecer experiências transformadoras aos seus integrantes, abrindo novas perspectivas por meio da educação e da ciência.


📍 Por Marcus Miranda
🗓️ Boa Vista, 5 de agosto de 2025
📷 Fotos: PMBV/Divulgação

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Comunidades celebram final da 3ª Copa Macuxi com alegria e valorização da cultura indígena
Exposição celebra o primeiro ano do Programa Bem-Estar Animal da ALERR
ALERR promove mobilização pelo fim do trabalho análogo à escravidão em Boa Vista
Boa Vista recebe a 6ª edição da Semana do Audiovisual de Roraima
Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada
Ouvidoria da Assembleia Legislativa projeta ampliação do diálogo com a população em 2026
Boa Vista passa a contar com voo internacional direto para Puerto Ordaz em menos de 30 dias
ESTRELA D’ÁLVA