OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa

Zé Haroldo Cathedral libera R$ 2,9 milhões para ampliar os atendimentos de saúde em Pacaraima e Rorainópolis
Boa Vista ganha voo direto para Guarulhos, maior aeroporto do Brasil
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes

Com o propósito de cuidar e proteger, a Polícia Civil de Roraima realizou nesta segunda-feira, 6, uma ação educativa voltada à conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosas. A atividade ocorreu na Escola Estadual Militarizada José Aurelino da Costa, no município de Cantá, e reuniu alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

A palestra foi conduzida pelo delegado titular da Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, Franco Ghiggi, com o apoio da equipe da unidade. A ação integra a Operação Virtude, coordenada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), que tem como objetivo ampliar a visibilidade e a efetividade das políticas públicas voltadas à proteção da pessoa idosa em todo o país.

“Palestras como essa são essenciais na prevenção criminal. Jovens e adultos podem se tornar multiplicadores de informações, alertando idosos que muitas vezes não têm acesso direto a orientações sobre seus direitos e sobre os golpes mais comuns que os atingem”, destacou o delegado do DPIPCD.

Durante o encontro, foram apresentadas as principais formas de violência contra idosos, orientações sobre como identificar sinais de abuso e os canais de denúncia disponíveis. O delegado reforçou que o enfrentamento desses crimes é uma responsabilidade coletiva.

“Nosso foco é conscientizar a população sobre os crimes praticados contra pessoas idosas. A omissão também é crime. Por isso, estamos empenhados nessa missão de prevenção e sensibilização dentro da Operação Virtude”, acrescentou Ghiggi.

O delegado de Cantá, Rhaynner Veras, também participou da atividade e destacou a importância da integração entre as unidades policiais no combate à violência e na aproximação com a comunidade.

“Essa é uma operação de caráter descentralizado. Estaremos presentes em outros municípios, como Pacaraima, realizando tanto ações repressivas, com registros de ocorrências e cumprimento de mandados, quanto ações preventivas voltadas ao público escolar e aos próprios idosos”, afirmou.

A Operação Virtude segue ao longo de todo o mês de outubro, com novas ações de orientação, atendimento e fiscalização em diferentes regiões do Estado.

Fonte e imagens: POLÍCIA CIVIL DA ASCOM/PCRR– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

DPE-RR garante indenização de R$ 10 mil a adolescente vítima de abuso policial ocorrido em agosto de 2023 em Pacaraima.
RORAIMA EM DESTAQUE
NO UIRAMUTÃ
Helena Lima impulsiona talentos do futebol de base com peneira gratuita em Roraima
TRABALHOS DO LEGISLATIVO
Festival de Músicas Autorais de Roraima estreia neste sábado no CAF com 13 artistas e entrada gratuita
PESQUISA E CAUTELA
TRANSPARÊNCIA NA SAÚDE