PARA SERVIDORES E PAIS
Oficina de contação de histórias fortalece vínculo com crianças autistas

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário (PAC) da ALERR, promoveu, nesta quarta-feira (24), a oficina ‘Baú de Histórias da Lella Pink: Espalhando Amor e Compartilhando Histórias’, voltada para servidores do órgão, pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais interessados no tema.
O evento, realizado no plenarinho Valério Caldas de Magalhães, teve como objetivo não apenas expandir o aprendizado, mas também criar um ambiente de interação entre famílias e profissionais que atuam com pessoas autistas, fortalecendo vínculos afetivos através da contação de histórias.
A diretora do Teamarr, Caroline Martins, destacou que a contação de histórias faz parte de uma das vertentes terapêuticas oferecidas pelo centro, especialmente por meio da equipe ABA. Ela ainda lembrou que a idealização da oficina foi um projeto da presidente do PAC, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), motivada pela sua formação pedagógica.
A diretora do Teamarr, Caroline Martins, reforçou que uma das vertentes das terapias no local se iniciou com a contação de histórias, por meio da equipe ABA. – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Ela conheceu a Marcella [Mello], que trabalha com essa arte, e trouxe para pais e profissionais mais uma ferramenta terapêutica, que propõe trabalhar temas sensíveis ao público autista de maneira lúdica”, explicou Caroline.

Marcella Mello, pedagoga e pós-graduada em contação de histórias, reforçou que, apesar de não haver uma única fórmula, as narrativas devem ser adaptadas às necessidades de cada criança. A contação de histórias é uma importante ferramenta no desenvolvimento da comunicação, expressão e imaginação, além de contribuir para a criação de ambientes inclusivos no atendimento ao TEA.
Marcella Melo é pedagoga e pós-graduada em contação de história.
– Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Embora a dinâmica não seja rígida, utilizamos recursos específicos para tornar a história mais envolvente, estimulando a imaginação de quem participa. Isso gera muitos benefícios para as crianças”, destacou Marcella.

Agregando Saberes
Vânia Duarte, cabeleireira e aluna de um curso de recreadora, demonstrou grande interesse pelo tema. Ela se encantou com a área infantil e com a possibilidade de aprender mais sobre o autismo.
A cabeleireira Vânia Duarte é interessada no assunto. – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Me apaixonei por esse universo. Foi muito enriquecedor participar, trocar experiências e conhecer novas metodologias. O autismo é um tema vasto e, hoje, é fundamental aprendermos mais para saber como lidar com crianças autistas. É um trabalho que exige dedicação, mas é gratificante para quem realmente se importa”, afirmou.

Para a psicóloga Kerolay Queiroz, do Teamarr, a abordagem lúdica é uma das principais práticas no atendimento às crianças com TEA. Ela ressaltou que a oficina ofereceu mais um recurso valioso para o trabalho dos profissionais.
Kerolay Queiroz, psicóloga do Teamarr. – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Esse tipo de aprendizado é essencial para expandirmos nossa criatividade e melhorar o atendimento aos pacientes. Quanto mais ferramentas tivermos, melhor será o nosso trabalho”, comentou Kerolay.

A oficina teve duração de quatro horas e, ao final, os participantes receberam certificados de participação. Mais registros do evento podem ser conferidos no Flickr do Poder Legislativo.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação
CAPACITAÇÃO: Policiais de Roraima fazem treinamento tático integrado com forças de segurança do Amazonas
Lula sanciona aumento de pena por venda de bebida alcoólica a menores
Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
PF deflagra ação em todo o país contra abuso sexual de crianças
OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa
Comissões debatem denúncias sobre reavaliação pericial de pessoas com deficiência
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras