Iteraima e Cartório de Registro de Imóveis de Boa Vista firmam acordo para agilizar regularização fundiária em Roraima

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

O Iteraima (Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima) e o Cartório de Registro de Imóveis de Boa Vista firmaram, na manhã desta terça-feira, 19, um acordo de cooperação técnica voltado para o compartilhamento de informações e dados cartográficos.

O objetivo da parceria é permitir que ambas as instituições tenham acesso mútuo à base cartográfica atualizada, incluindo informações sobre áreas ocupadas e áreas já matriculadas. Com isso, espera-se garantir maior segurança jurídica para os proprietários e ocupantes de terras, além de conferir agilidade aos trâmites administrativos e jurídicos relacionados à regularização fundiária.

De acordo com o presidente do Iteraima, Ionilson Sampaio, o acordo representa um avanço importante na integração entre os órgãos públicos e o cartório, permitindo decisões mais precisas e transparentes.

“O cartório detém as matrículas mestras, da qual derivam todas as outras matrículas quando você vai fazendo o parcelamento. Então, esse acordo de cooperação permite estreitar essas informações para que a gente tenha um maior controle disso, evitando sobreposições de áreas, evitando invasões. Isso traz segurança jurídica tanto para o órgão fundiário, quanto para o próprio cartório, quando vai registrar essas áreas que foram parceladas”, afirmou.

A delegatária interina do 1º Registro De Imóveis De Boa Vista, Mirly Rodrigues Martins, também destacou os benefícios da iniciativa.

“Com essa parceria, nós estamos buscando uma melhoria na descrição das matrículas, principalmente das matrículas mestras, que são aquelas matrículas de onde sai todas as outras pequenas. Com isso, a gente evita sobreposições de área, a gente evita invasão, porque quando chega algum ato no Cartório, a gente consegue verificar nessa plataforma. Então, a gente vai conseguir ver com mais segurança onde estão alocadas essas áreas, de forma eficiente, sem precariedade e sem sobreposições”, destacou.

O acordo prevê, ainda, a adoção de protocolos técnicos e de segurança da informação para garantir a integridade dos dados compartilhados. A medida está alinhada com os esforços do Governo de Roraima para modernizar a gestão territorial e promover o acesso à terra de forma legal, organizada e transparente.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação
CAPACITAÇÃO: Policiais de Roraima fazem treinamento tático integrado com forças de segurança do Amazonas
Lula sanciona aumento de pena por venda de bebida alcoólica a menores
Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
PF deflagra ação em todo o país contra abuso sexual de crianças
OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa
Comissões debatem denúncias sobre reavaliação pericial de pessoas com deficiência
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras