Episódio especial será transmitido ao vivo nesta segunda-feira (28), às 15h, com participação de especialistas e policiais militares
Com o objetivo de ampliar o debate sobre os índices de violência em Roraima e orientar a população sobre medidas práticas de proteção, a TV Assembleia lança o episódio especial “Segurança Pública e Autodefesa: técnicas e estratégias para se manter seguro no dia a dia”, dentro do podcast “Em Sua Defesa”.
A transmissão ocorre nesta segunda-feira (28), às 15h, ao vivo pelo canal 57.3 da TV Assembleia e pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Roraima (@assembleiarr). A mediação será do jornalista Leoncio Monteiro, diretamente do estúdio Márcia Seixas, da Rádio Assembleia.
Apesar da percepção de segurança entre parte da população, Roraima ocupa atualmente a 20ª posição entre os estados mais seguros do país, conforme dados do Ministério da Justiça. O levantamento levou em conta, principalmente, o número de mortes violentas, que aumentou na última década, mesmo com um efetivo policial acima da média nacional.
Para a diretora da Rádio e TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, o episódio pretende refletir sobre os fatores que impactam a segurança no estado e, ao mesmo tempo, oferecer orientações úteis ao cidadão.
“Além de entender os números, vamos falar de prevenção. O que cada pessoa pode fazer para se proteger? Como agir diante de situações de risco? A ideia é oferecer informação acessível e prática para o cotidiano”, destacou Camila.


Convidados
O episódio contará com a participação de três especialistas com ampla atuação na área:
- Coronel Francisco Xavier Medeiros de Castro – Ex-comandante da PMRR, especialista em Gestão Estratégica em Segurança Pública, mestre em Ciências Policiais e atual chefe da Casa Militar da ALE-RR.
- Major Rodeval Marques Andrade Sousa – Pós-graduado em Ciências Jurídicas e Educação em Tempo Integral. Atualmente leciona na rede estadual de ensino.
- Sebastião Cavalcante Sampaio – Mestre em Artes Marciais, psicólogo e instrutor de técnicas de defesa pessoal e imobilizações táticas.
Participação ao vivo
Durante a transmissão, o público poderá enviar perguntas e comentários em tempo real por meio do WhatsApp (95) 98402-2774 ou pelo chat do canal no YouTube. Após a exibição, o conteúdo será disponibilizado nas plataformas digitais da Assembleia Legislativa, como Spotify e Deezer.
“A segurança pública envolve ações estatais, mas também depende de escolhas e atitudes individuais. Nosso papel é contribuir com conhecimento, empoderamento e conscientização”, concluiu Camila Dall’Agnol.