casal de migrantes venezuelanos realiza sonho da união civil por meio de casamento coletivo promovido pela DPE-RR
Inscrições para a iniciativa seguem até 31 de julho, com 120 vagas disponíveis em cartórios de Boa Vista
Após 11 anos de união, Leandro Castro e Raquel Rodriguez decidiram oficializar o relacionamento. Migrantes venezuelanos, eles se inscreveram no casamento coletivo “Enfim, Casados!”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) em parceria com diversas instituições. A ação visa regularizar gratuitamente a situação matrimonial de até 120 casais, com atenção especial a migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social.
Leandro destacou a importância da iniciativa. “A Defensoria facilitar a documentação pra gente se casar agora é uma maravilha, de verdade. Eu parabenizo pelo trabalho de tirar essa burocracia. Não que esteja errado, mas vindo da Venezuela, tudo é muito difícil, tudo tem um custo muito alto pra conseguir a documentação”, afirmou.
As inscrições seguem até o dia 31 de julho nos cartórios do 1º e 2º Ofício de Boa Vista. Os casais interessados devem se dirigir ao Cartório 1º Ofício Loureiro (Av. Ville Roy, 5636 – Centro) ou ao Cartório 2º Ofício Dra. Nathalia Gabrielle Lago da Silva (Av. Princesa Isabel, 415 – Liberdade), no horário das 8h às 14h.

A cerimônia civil está marcada para o dia 19 de setembro de 2025, na capital Boa Vista, e contará com apoio da Vara Itinerante e da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Operação Acolhida, Serviço Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima e os cartórios envolvidos.
Para o tabelião Joziel Loureiro, do Cartório 1º Ofício Loureiro, a ação representa mais do que uma formalidade. “Essa iniciativa da Defensoria permite que pessoas regularizem suas famílias e realizem o sonho do casamento, muitas vezes guardado no coração. É uma forma de mostrar que elas são vistas, valorizadas e acolhidas”, ressaltou.
O edital completo com todos os critérios e documentação exigida está disponível no site defensoria.rr.def.br, nos idiomas português, espanhol, francês e inglês. Outras informações podem ser obtidas via WhatsApp pelo número (95) 98419-7688.