960x300 (1)

Servidores e professores do CCJuv recebem capacitação voltada ao atendimento de crianças com TEA

Prefeitura lança edital de chamamento para área de alimentação do festival Mormaço Cultural
Banco Central comunica vazamento de dados de 39 mil chaves Pix
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 9 milhões
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 120 milhões

Os servidores e profissionais do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) recebem, nesta quarta (10) e quinta-feira (11), capacitações com temáticas voltadas ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades oferecidas aos alunos estão suspensas, com previsão de retorno para o dia 15 deste mês.

O professor de jiu-jitsu, Everton Nogueira possui alunos com autismo, contou que ficou feliz com a capacitação e pretende absorver o máximo de conteúdo sobre a condição.

“Estou aprendendo muito. Fiquei muito feliz por essa capacitação e quero aproveitar ao máximo, porque é uma área complicada. Espero abrir mais a minha mente, pois quero oferecer sempre o melhor para essa classe”, expressou.

A primeira mediadora foi a psicopedagoga do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), Madalena Neves, especialista em educação inclusiva e analista do comportamento aplicada (ABA). Neves falou sobre estruturação de ambientes escolar e familiar e orientou de que forma os professores podem distinguir alunos com e sem laudo, entre outros.

“Nós trabalhamos a questão da interação social deles, porque muitos professores não conseguem ter a percepção de quem tem ou não laudo. Nós trabalhamos, ainda, a parte das rotinas, para mostrar aos docentes que há como ter, dentro de uma sala de aula, alunos com TEA e típicos, através de uma rotina, de figuras, símbolos e pistas visuais. Então esse foi o nosso maior direcionamento, orientando, capacitando e tendo essa troca de experiências, entre professores e educadores”, explicou a psicopedagoga.

Conforme Valéria Sousa, superintendente de Programas Especiais do Poder Legislativo, as capacitações para os profissionais, além de serem rotina constante dentro do órgão, visam aprimorar o trabalho ofertado pelo local.

“A capacitação é uma preocupação da gestão, o presidente Sampaio [Republicanos] sempre pede que a gente faça esse acompanhamento para dar esse retorno, de acordo com a demanda da sociedade. No caso dessa semana em específico, trouxemos profissionais parceiros que também atendem lá no Teamarr, fazendo esse link entre os programas [da Casa] e prestando bons serviços e atendimentos à população, atualizando não só os instrutores, mas também os servidores que atendem as crianças e suas famílias”, destacou.

O Centro de Convivência da Juventude fica na Superintendência de Programas Especiais, na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Confira a programação:

Quarta-feira (10)

À tarde:

– Gerenciamento de Crise, com a ministrante Geisa Camila Tavares, praticante PCM nível P1 e certificada pela PCMA.

Quinta-feira (11)

Manhã:

– Metodologia de Intervenção do Trabalho com crianças autistas, com a mestre Rozianne Melville Messa, neuropsicóloga;

Tarde:

– Manejo de comportamento inadequado nas atividades físicas, com Leticia Fonseca Barros, pedagoga e professora de educação física;

Fonte: SupCom ALERR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

TSE vai enviar observadores para eleições na Venezuela
Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR já confeccionou 30 perucas este ano e segue com arrecadação de cabelos
Ministério Público denuncia policial penal pela morte de agente de saúde
Grupo Galpão realiza oficinas de teatro gratuitas em Boa Vista
Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa participa de seminário sobre tráfico de pessoas e a proteção à criança
Polícia Civil apreende cocaína e munições com garimpeiro
Inscrições no processo seletivo para contratação de técnico especializado em Língua de Sinais vão até 17 de julho
Argentina vence a Colômbia e se torna a maior campeã da Copa América