Os servidores e profissionais do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) recebem, nesta quarta (10) e quinta-feira (11), capacitações com temáticas voltadas ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades oferecidas aos alunos estão suspensas, com previsão de retorno para o dia 15 deste mês.
O professor de jiu-jitsu, Everton Nogueira possui alunos com autismo, contou que ficou feliz com a capacitação e pretende absorver o máximo de conteúdo sobre a condição.
“Estou aprendendo muito. Fiquei muito feliz por essa capacitação e quero aproveitar ao máximo, porque é uma área complicada. Espero abrir mais a minha mente, pois quero oferecer sempre o melhor para essa classe”, expressou.
A primeira mediadora foi a psicopedagoga do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), Madalena Neves, especialista em educação inclusiva e analista do comportamento aplicada (ABA). Neves falou sobre estruturação de ambientes escolar e familiar e orientou de que forma os professores podem distinguir alunos com e sem laudo, entre outros.
“Nós trabalhamos a questão da interação social deles, porque muitos professores não conseguem ter a percepção de quem tem ou não laudo. Nós trabalhamos, ainda, a parte das rotinas, para mostrar aos docentes que há como ter, dentro de uma sala de aula, alunos com TEA e típicos, através de uma rotina, de figuras, símbolos e pistas visuais. Então esse foi o nosso maior direcionamento, orientando, capacitando e tendo essa troca de experiências, entre professores e educadores”, explicou a psicopedagoga.
Conforme Valéria Sousa, superintendente de Programas Especiais do Poder Legislativo, as capacitações para os profissionais, além de serem rotina constante dentro do órgão, visam aprimorar o trabalho ofertado pelo local.
“A capacitação é uma preocupação da gestão, o presidente Sampaio [Republicanos] sempre pede que a gente faça esse acompanhamento para dar esse retorno, de acordo com a demanda da sociedade. No caso dessa semana em específico, trouxemos profissionais parceiros que também atendem lá no Teamarr, fazendo esse link entre os programas [da Casa] e prestando bons serviços e atendimentos à população, atualizando não só os instrutores, mas também os servidores que atendem as crianças e suas famílias”, destacou.
O Centro de Convivência da Juventude fica na Superintendência de Programas Especiais, na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Confira a programação:
Quarta-feira (10)
À tarde:
– Gerenciamento de Crise, com a ministrante Geisa Camila Tavares, praticante PCM nível P1 e certificada pela PCMA.
Quinta-feira (11)
Manhã:
– Metodologia de Intervenção do Trabalho com crianças autistas, com a mestre Rozianne Melville Messa, neuropsicóloga;
Tarde:
– Manejo de comportamento inadequado nas atividades físicas, com Leticia Fonseca Barros, pedagoga e professora de educação física;
Fonte: SupCom ALERR