Roraima comemora Dia Mundial do Turismo com crescimento do setor

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

O Dia Mundial do Turismo, celebrado neste sábado, 27 de setembro, marca a nova fase de desenvolvimento do segmento em Roraima, conforme o Detur (Departamento de Turismo) da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima).

Segundo o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, neste dia o setor celebra a força da transformação pelo turismo.  Ele afirmou que Roraima caminha no rumo do desenvolvimento sustentável, alinhado à grande expectativa também de crescimento do segmento, com importantes resultados a serem comemorados na data.

Ele destacou, dentre outros, o Programa de Etnoturismo em Terras Indígenas com a recente vitória da comunidade indígena Kauwê, localizada no município de Pacaraima, vencedora do Prêmio Nacional de Turismo Responsável 2025.

Ainda no Norte de Roraima, a comunidade indígena Raposa I, no município de Normandia, promove mais uma edição do tradicional Festival das Panelas de Barro da Raposa, além de oferecer experiências turísticas extraordinárias registradas no Ministério do Turismo por intermédio do projeto Experiências do Brasil Original.

De acordo com Bruno, nesta temporada, Roraima também registrou um significativo crescimento da pesca esportiva, com a realização do 3º Festival da Pesca Esportiva do Tucunaré pela prefeitura de Caroebe no lago da Usina Hidrelétrica de Jatapu. O Festival consagra-se como o importante momento de abertura da temporada de pesca esportiva 2025/ 2026 para o Estado de Roraima.

Além disso, diversos eventos realizados no Estado durante o ano já fazem parte do calendário tradicional de grandes realizações que comemoram o turismo sustentável e de transformação. Um deles é a Tepequém Up, uma tradicional corrida de altitude que ocorre na Serra do Tepequém no município de Amajari.

Outro destaque para Roraima foi o pré-lançamento da marca Amazônia, apresentada no dia 5 de setembro, durante o Amazontech 2025, realizado na UFRR (Universidade Federal de Roraima). A marca será lançada oficialmente para o Brasil no próximo dia 8 de outubro durante a Expo ABAV 2025 no Rio de Janeiro.

“A marca ganhará pelas mãos da Embratur o mercado internacional, oferecendo o turismo de transformação da Amazônia como grande protagonista do modelo de desenvolvimento sustentável que toda a região e o Estado de Roraima vêm trabalhando nos últimos anos”, disse Bruno.

SOBRE A DATA

Dia Mundial do Turismo foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1980 para reconhecer a força de um dos setores que mais crescem no planeta.

Em 2025, o tema escolhido: “Turismo e Transformação Sustentável” ganha relevância especial para o Brasil, que atualmente ocupa a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, conduzindo as discussões globais sobre o futuro da atividade.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Lula sanciona aumento de pena por venda de bebida alcoólica a menores
Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
PF deflagra ação em todo o país contra abuso sexual de crianças
OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa
Comissões debatem denúncias sobre reavaliação pericial de pessoas com deficiência
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
Governo de Roraima entrega mais de 800 kits completos para estudantes do Amajari
Projeto prevê estímulo para processo menos poluente na indústria siderúrgica