PROPOSTA DO INOVEM
‘Conexão Financeira’ capacita professores de matemática para terceiro ciclo do projeto

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente
Após o sucesso das duas primeiras edições, o projeto Educação Financeira iniciou o terceiro ciclo, na noite desta quarta-feira, 1º de outubro, com a capacitação de 14 docentes da rede estadual de ensino, entre professores de Matemática, coordenadores pedagógicos e gestores. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).
A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da ALERR, e busca incentivar o uso consciente e inteligente de recursos financeiros, tanto no cotidiano pessoal dos estudantes quanto em atividades escolares, como na organização da formatura, por exemplo.
Participam desta edição docentes das escolas estaduais Gonçalves Dias e Profº Antonio Carlos da Silva Natalino, e dos colégios estaduais militarizados Senador Hélio da Costa Campos e Profª Maria dos Prazeres Mota.
Após a capacitação realizada pela equipe do Inovem, os professores vão aplicar orientações e atividades práticas sobre educação financeira para os alunos, sempre orientados por instrutores do projeto. Entre as ações, os alunos vão empreender como forma de garantir recurso para a formatura de Ensino Médio e, ao final, a turma que mais gerar lucro receberá uma quantia para auxiliar na festa.
Conforme a presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra (União), as duas primeiras edições demonstraram avanços significativos, ultrapassando os limites das escolas e alcançando também as famílias dos estudantes.
Deputada Catarina Guerra, presidente do Inovem – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALERR

“Nós conseguimos acompanhar, nas demais edições, todo um avanço e impacto que ultrapassou o número das escolas, que impactou as casas dos nossos alunos. Então, esse é um dos objetivos que o Conexão Financeira carrega, de deixar a devida informação com qualidade e eficiência, para que possa realmente dar continuidade e colocar em prática”, afirmou.

Ao todo, 450 alunos receberão os técnicos do programa, terão orientação adequada, executarão suas ideias e poderão aprimorá-las ou mudar de rota ao longo do processo, garantindo êxito nos objetivos traçados.
Vidas transformadas 
Um dos instrutores da capacitação, Caíque dos Santos, reforçou que o Inovem busca alcançar o maior número de pessoas por meio dos projetos realizados, principalmente os jovens, para que eles concluam o Ensino Médio com nova forma de pensar sobre o próprio financeiro e explicou o passo a passo da dinâmica.
Caíque dos Santos, um dos instrutores do projeto – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALERR

“O trabalho é realizado em quatro semanas. No primeiro encontro, aplicamos um diagnóstico para identificar o interesse dos alunos em criar empresas. A partir daí, oferecemos orientação com foco na educação financeira, que pode ser transformadora tanto no presente quanto no futuro desses jovens”, detalhou.

Caíque acrescentou que as etapas incluem o diagnóstico inicial, o desenvolvimento da ideia de empresa, o aprendizado sobre gestão financeira e a produção, que envolve a escolha do produto a ser comercializado.
A professora de Matemática da escola ‘Natalino’, Jeanne Campos, acredita que a participação dos alunos no projeto vai agregar tanto na vida financeira quanto na aprendizagem. Ela acrescenta que é uma forma deles moldarem as prioridades.
Jeanne Campos, professora de Matemática – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALERR

“Esse projeto é de grande importância para os estudantes, principalmente porque muitos já têm o empreendedorismo como fonte de renda em suas famílias. Com essa iniciativa, eles terão um aprimoramento ainda maior, tanto no aspecto financeiro quanto na própria vida pessoal”, disse.

O gestor da escola Gonçalves Didas, Valdenrique Macêdo contribuiu com a fala da colega e pontuou que o “Educação Financeira” foi bem recebido pelo corpo pedagógico, pelos resultados positivos que a iniciativa pode trazer para a unidade escolar.
Valdenrique Macêdo, gestor escolar – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALERR

“Como instituição, nossa missão é preparar o cidadão no aspecto pedagógico, para que esteja apto a ingressar em uma universidade ou em um concurso público com qualidade. Mas também precisamos prepará-los no campo financeiro. Vivemos em um país onde muitas pessoas se endividam por não saber administrar seus recursos. Por isso, o projeto é de grande importância e foi recebido de braços abertos”, ressaltou.

INOVEM
Criado em março de 2025, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que visa impulsionar o empreendedorismo local, promover a educação financeira e capacitar cidadãos para o desenvolvimento de negócios.
Instituído pela Resolução Legislativa nº 01/2025, o Inovem desenvolve seis projetos: Conexão Financeira; INOVARR; Inovem Pro; Feira Inovem; Elas Inovam; e Teste Vocacional nas Escolas, todos voltados a diferentes segmentos e perfis da população, com foco na inclusão, inovação e geração de renda.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALERR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação
CAPACITAÇÃO: Policiais de Roraima fazem treinamento tático integrado com forças de segurança do Amazonas
Lula sanciona aumento de pena por venda de bebida alcoólica a menores
Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
PF deflagra ação em todo o país contra abuso sexual de crianças
OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa
Comissões debatem denúncias sobre reavaliação pericial de pessoas com deficiência
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras