PODCAST TV ASSEMBLEIA
ALERR promove debate sobre combate à intolerância ideológica na segunda-feira (22)

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

Na segunda-feira (22), a partir das 15h, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) apresentará o podcast “Combate à intolerância ideológica”, que será transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo YouTube (@assembleiarr).

 

O programa foi idealizado a partir da Lei nº 1.557/2021, de autoria do deputado Gabriel Picanço (Republicanos), que institui o Dia Estadual de Combate à Intolerância Ideológica, celebrado anualmente em 6 de setembro.

 

No podcast, os convidados vão discutir como a intolerância ideológica se manifesta nas relações sociais e políticas, especialmente no ambiente digital, e quais são os impactos desse comportamento para a democracia.

O jornalista Leôncio Monteiro será o mediador do debate – Marley Lima/SupCom-ALE RR

O jornalista Leôncio Monteiro, que será o mediador do debate, destacou a relevância do tema para a atualidade, considerando os crescentes debates impulsionados pelo mundo digital.

 

“Nos últimos anos, especialmente com o avanço das redes sociais, os ânimos no país se acirraram, e as ideologias passaram a ganhar mais espaço, sobretudo entre os jovens. Por isso, vamos receber especialistas para discutir como a intolerância se forma, seus impactos na sociedade e como pode levar a casos extremos de violência motivada por paixão ideológica”, informou.

 

A cientista política Geyza Pimentel reforça que respeitar opiniões divergentes é essencial à democracia – Marley Lima/SupCom-ALE RR

Uma das convidadas do podcast é a doutora em ciência política Geyza Pimentel, que destacou a importância de compreender a tolerância como base da convivência democrática e o quanto é essencial para prevenir conflitos e violências.

“Numa sociedade democrática como a nossa, nós temos liberdades. Essas liberdades têm limites e exigem aceitar a convivência com o outro. Se você não aceita a opinião do outro e começa a tratar aquela opinião como algo que chega à beira do absurdo da intolerância, você está deixando os limites da sociedade serem ultrapassados. Discordar não é problema, mas partir para a agressão é algo que ultrapassa os limites toleráveis dentro de uma democracia”, refletiu Geyza.

 

Convidados

 

O podcast contará com a participação de especialistas de diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de trazer mais pluralidade e enriquecer do debate.

 

 

       Paulo Racoski – Licenciado em Filosofia e bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, mestre em Educação Agrícola pela UFRJ e especialista em Gestão para o Etnodesenvolvimento pela UFRR. É sociólogo e professor do IFRR.

 

       Linoberg Barbosa de Almeida – Doutor em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional pela UnB, mestre em Sociologia Política e graduado em Ciências Sociais pela UFSC. É professor da UFRR e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia (NECAR).

 

       Geyza Alves Pimentel – Doutora em Ciência Política pela UFRGS, mestre em Gerência de Recursos Humanos pela Universidad Nacional Experimental de Guayana e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA/UFRR).

 

       Wagner Costa – Graduado em Física e Psicologia, mestre em Ciências da Saúde e pós-graduado em Psicologia Positiva, Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicologia do Esporte e Pedagogia Hospitalar. Ele trabalha na área de treinamento e palestras motivacionais.

 

 

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação
CAPACITAÇÃO: Policiais de Roraima fazem treinamento tático integrado com forças de segurança do Amazonas
Lula sanciona aumento de pena por venda de bebida alcoólica a menores
Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
PF deflagra ação em todo o país contra abuso sexual de crianças
OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa
Comissões debatem denúncias sobre reavaliação pericial de pessoas com deficiência
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras