PODCAST TV ASSEMBLEIA
ALERR promove debate sobre combate à intolerância ideológica na segunda-feira (22)

Zé Haroldo Cathedral libera R$ 2,9 milhões para ampliar os atendimentos de saúde em Pacaraima e Rorainópolis
Boa Vista ganha voo direto para Guarulhos, maior aeroporto do Brasil
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes

Na segunda-feira (22), a partir das 15h, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) apresentará o podcast “Combate à intolerância ideológica”, que será transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo YouTube (@assembleiarr).

 

O programa foi idealizado a partir da Lei nº 1.557/2021, de autoria do deputado Gabriel Picanço (Republicanos), que institui o Dia Estadual de Combate à Intolerância Ideológica, celebrado anualmente em 6 de setembro.

 

No podcast, os convidados vão discutir como a intolerância ideológica se manifesta nas relações sociais e políticas, especialmente no ambiente digital, e quais são os impactos desse comportamento para a democracia.

O jornalista Leôncio Monteiro será o mediador do debate – Marley Lima/SupCom-ALE RR

O jornalista Leôncio Monteiro, que será o mediador do debate, destacou a relevância do tema para a atualidade, considerando os crescentes debates impulsionados pelo mundo digital.

 

“Nos últimos anos, especialmente com o avanço das redes sociais, os ânimos no país se acirraram, e as ideologias passaram a ganhar mais espaço, sobretudo entre os jovens. Por isso, vamos receber especialistas para discutir como a intolerância se forma, seus impactos na sociedade e como pode levar a casos extremos de violência motivada por paixão ideológica”, informou.

 

A cientista política Geyza Pimentel reforça que respeitar opiniões divergentes é essencial à democracia – Marley Lima/SupCom-ALE RR

Uma das convidadas do podcast é a doutora em ciência política Geyza Pimentel, que destacou a importância de compreender a tolerância como base da convivência democrática e o quanto é essencial para prevenir conflitos e violências.

“Numa sociedade democrática como a nossa, nós temos liberdades. Essas liberdades têm limites e exigem aceitar a convivência com o outro. Se você não aceita a opinião do outro e começa a tratar aquela opinião como algo que chega à beira do absurdo da intolerância, você está deixando os limites da sociedade serem ultrapassados. Discordar não é problema, mas partir para a agressão é algo que ultrapassa os limites toleráveis dentro de uma democracia”, refletiu Geyza.

 

Convidados

 

O podcast contará com a participação de especialistas de diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de trazer mais pluralidade e enriquecer do debate.

 

 

       Paulo Racoski – Licenciado em Filosofia e bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, mestre em Educação Agrícola pela UFRJ e especialista em Gestão para o Etnodesenvolvimento pela UFRR. É sociólogo e professor do IFRR.

 

       Linoberg Barbosa de Almeida – Doutor em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional pela UnB, mestre em Sociologia Política e graduado em Ciências Sociais pela UFSC. É professor da UFRR e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia (NECAR).

 

       Geyza Alves Pimentel – Doutora em Ciência Política pela UFRGS, mestre em Gerência de Recursos Humanos pela Universidad Nacional Experimental de Guayana e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA/UFRR).

 

       Wagner Costa – Graduado em Física e Psicologia, mestre em Ciências da Saúde e pós-graduado em Psicologia Positiva, Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicologia do Esporte e Pedagogia Hospitalar. Ele trabalha na área de treinamento e palestras motivacionais.

 

 

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

DPE-RR garante indenização de R$ 10 mil a adolescente vítima de abuso policial ocorrido em agosto de 2023 em Pacaraima.
RORAIMA EM DESTAQUE
NO UIRAMUTÃ
Helena Lima impulsiona talentos do futebol de base com peneira gratuita em Roraima
TRABALHOS DO LEGISLATIVO
Festival de Músicas Autorais de Roraima estreia neste sábado no CAF com 13 artistas e entrada gratuita
PESQUISA E CAUTELA
TRANSPARÊNCIA NA SAÚDE