A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (3) a Operação Hermes, com o objetivo de investigar a disseminação de conteúdo de exploração sexual infantil pela internet.
Um mandado de busca e apreensão, expedido pela 4ª Vara Federal criminal da Seção Judiciária de Roraima, é cumprido em Boa Vista, RR.
A ação é um desdobramento de uma operação da Polícia Nacional da Espanha, batizada de “Zeus”, que apurou crimes relacionados à prostituição e à corrupção de menores para fins de distribuição comercial pela internet de arquivos de exploração sexual infantil.
As investigações espanholas identificaram um chat em que os usuários trocavam entre si material de pornografia infantil. Foram verificados, além do administrador, 42 usuários com participações ativas, estando logados à rede mundial de computadores através de endereços de IP (internet protocol) localizados em diversos Países, dentre os quais o Brasil.
As informações foram compartilhadas com a Polícia Federal por meio da INTERPOL, permitindo que as investigações identificassem o provável responsável pelas ações em solo brasileiro, residente em Boa Vista/RR.
A operação é resultado da união de esforços entre forças policiais de vários países que visam reprimir os crimes de exploração sexual infantil. A interação das polícias estrangeiras se dá através da Organização Internacional de Polícia Criminal – INTERPOL, da qual o Brasil faz parte e tem a Polícia Federal como órgão integrante.
*Hermes era, na mitologia grega, um dos deuses olímpicos, filho de Zeus.