Na manhã desta quinta-feira, dia 20 de outubro, a Polícia Federal deflagrou uma operação que visa combater o armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantil na internet. Sete suspeitos estão sob investigação neste caso preocupante.
Um contingente de mais de 30 policiais está atualmente cumprindo oito mandados de busca e apreensão, distribuídos da seguinte forma: seis em Boa Vista/RR, um em Sorocaba/SP e outro em Joaçaba/SC. As investigações tiveram início a partir do rastreamento de atividades suspeitas na rede mundial de computadores.
Os indivíduos envolvidos nesse crime atroz poderão ser responsabilizados pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. As penas máximas cumulativas podem chegar a 10 anos de prisão.
O trabalho investigativo prosseguirá com a análise dos materiais apreendidos durante a operação, com o objetivo de identificar eventuais vítimas que possam estar retratadas nos arquivos, além de responsabilizar todos os usuários que estejam agindo de forma criminosa na rede mundial de computadores.
Durante a ação, duas pessoas foram presas em flagrante, o que reforça a seriedade e urgência dessa operação no combate a esse tipo de crime abominável. A Polícia Federal está determinada a proteger as crianças e adolescentes e a garantir que os responsáveis sejam levados à justiça.