Em meio ao aumento de casos de Covid-19 e gripes em Roraima, o Hemoraima (Hemocentro de Roraima) encontra-se com o estoque de sangue de todas as tipagens em estado crítico, sendo que o tipo O- está zerado.
A gerente do Núcleo de captação de doadores, Juliane Uchoa, explica que o órgão é responsável pelo abastecimento de todas as unidades hospitalares, sejam elas da rede públicas ou privadas e, por isso, é urgente que esta situação seja revertida.
“A ausência de sangue acarreta uma séria de problemas como, interrupções de tratamento médico e cancelamento de cirurgias. Contamos com a colaboração da população”.
QUEM PODE DOAR E COMO
Para realizar o procedimento basta estar bem de saúde, bem alimentado e descansado e portar um documento oficial com foto, além disso, não precisa realizar agendamento é só chegar que os profissionais farão uma avaliação e será realizada a doação
O doador precisa ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação) e pesar mais de 50 quilos. Menores de 18 anos precisam da presença do pai ou da mãe ou responsável legal e também precisam estar com cópia da identidade.
Com uma única doação de sangue é possível salvar até quatro vidas. Então, se você está saudável e tem mais de 16 anos, abrace essa causa e procure o Hemoraima, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). A Unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Fonte: Secom Roraima