Governo estimula turismo em terras indígenas

Comunidade Índigena
Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
INSS antecipa pagamento de aposentados e pensionistas em março
Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses
Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

Doze comunidades indígenas, entre os dias 24 e 29 de janeiro, receberam a Visita de Familiarização Turística, o Famtour, promovido pelo Governo de Roraima por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento.

A medida foi parte das ações do programa Turismo 2030, e levou nove agências de turismo receptivo devidamente credenciadas no Cadastur Roraima, às terras indígenas e comunidades que já têm planos de visitação turística em elaboração e/ou protocolados na Fundação Nacional do Índio.

A iniciativa teve início na Comunidade Guariba, em Amajari, onde a equipe recebeu das lideranças locais as informações necessárias para a elaboração e comercialização de roteiros de visitação naquela comunidade.

Logo depois a visita seguiu para a Comunidade Bananal, em Pacaraima, município que também recebeu a mesma atividade nas comunidades indígenas do Kauwê, Tarau Paru e Igaarumã e Nova Esperança. Em seguida a programação chegou ao município de Uiramutã, no Centro Regional Flexal. E encerrou na Comunidade da Raposa I, em Normandia.

O Famtour também teve por objetivo coletar informações e imagens para elaborar a nova edição da revista Roraima: Um Destino, Mil Roteiros, com temática exclusiva do Etnoturismo do Estado.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo, Bruno Muniz Brito, a temática vai de encontro com as ações de promoção turística neste ano que se soma aos esforços das Rotas Amazônicas Integradas, as RAI, cuja temática de 2022 é o Etnoturismo na Amazônia.

O Famtour foi realizado com as agências de turismo que trabalham com receptivo de Roraima e contou com o apoio do Sebrae – Roraima (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas), Prefeituras de Amajari, Pacaraima, Uiramutã e Normandia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de todas as comunidades indígenas envolvidas.

Turismo em terras indígenas é feito desde 2019

Desde 2019 o turismo em terras indígenas vem sendo trabalhado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Turismo e, para 2022, a meta é tornar uma realidade em Roraima a atividade do Etnoturismo.

“Nesse sentido, a equipe do Detur vem trabalhando na sensibilização e capacitação das comunidades para a prática de um turismo inclusivo e sustentável por meio da elaboração do Plano de Visitação, com isso apresentando resultados otimistas, tendo alcançado regiões até então consideradas inacessíveis”, disse Bruno.

Como parte dessa política pública voltada para o desenvolvimento do etnoturismo destaca-se o I Workshop de Etnoturismo em Terras Indígenas de Roraima, realizado em novembro do ano passado, com todos os atores do turismo que operam com receptivo no Estado, que orientou e apresentou as comunidades indígenas que estão aptas a compor roteiros de integração com os visitantes.

Fonte: Secom Roraima

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

TikTok e Instagram dominam a lista dos aplicativos mais baixados no mundo
PRF em Roraima recupera dois semirreboques adulterados
São Paulo quebra hegemonia do Corinthians e fatura Supercopa Feminina
Show beneficente apoia mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha e em situação de vulnerabilidade social
Prefeitura abre novo período de matrículas para lista de espera das creches a partir desta segunda-feira, 10
Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas
Mais de 40 mil famílias de Roraima serão beneficiadas com programa de regularização fundiária