Governo de Roraima cria nove escolas indígenas e firma cooperação técnica com o CIR

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

O Governo de Roraima deu um passo importante para fortalecer a Educação Escolar Indígena no Estado. Na tarde desta quarta-feira, 24, o governador Antonio Denarium assinou decretos criando nove escolas estaduais indígenas, além de firmar um termo de cooperação técnica com o CIR (Conselho Indígena de Roraima).

As instituições já existiam como salas anexas de outras escolas. Com o ato, passam a ter autonomia administrativa e pedagógica, com direção, coordenação e quadro próprio de servidores, o que vai permitir a ampliação do número de alunos atendidos.

“Agora as escolas terão estrutura própria, direção, coordenação pedagógica, quadro de pessoal e serviços de limpeza. Além disso, informo que o Governo de Roraima já trabalha em um projeto para construir 100 novas escolas, sendo 80 em comunidades indígenas”, afirmou o governador Antonio Denarium.

Onde ficam as novas escolas

Foram criadas as escolas indígenas Alfredo Duarte (Comunidade Anzol), Vovó Bem Vinda Coelho (Baixo São Marcos) e Jairo Pereira da Silva (Comunidade Morcego), na zona rural de Boa Vista; Índio Brasilino (Comunidade Hebron) e Francisco Aniceto (Comunidade São Francisco), em Normandia; Maama Meri (Comunidade Ponto Geral – Serras), Sebastião Oliveira (Comunidade São Felipe – Serras) e Ko’ko Agnes Francisco (Comunidade Angical), em Uiramutã; além da Diva Rodrigues de Freitas (Comunidade Ouro Preto), em Pacaraima.

O tuxaua da comunidade Anzol, Del Wekelenson, destacou a relevância da iniciativa: “Trabalhávamos há dez anos como sala anexa da Escola Estadual Indígena José Aleixo Angelo. Hoje, com esse decreto, teremos mais oportunidades e benefícios para nossa comunidade”.

Cooperação com o CIR

Na mesma ocasião, o Governo de Roraima firmou com o CIR um termo de cooperação técnica para ações conjuntas em prol da Educação Escolar Indígena, incluindo apoio ao Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

“Esse termo vem para fortalecer a educação indígena. É uma parceria mútua: o Governo disponibilizará professores e orientação pedagógica, enquanto o CIR garantirá a estrutura do Centro. Almejamos grandes resultados para a formação dos jovens indígenas”, explicou o secretário de Educação, Mikael Cury-Rad.

O presidente do CIR, tuxaua Amarildo Mota, reforçou a importância do acordo. “Esse termo vai dar continuidade na formação dos nossos alunos, trazendo mais professores, materiais e melhores condições para os jovens. É um passo fundamental para fortalecer a educação indígena”, afirmou


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação
CAPACITAÇÃO: Policiais de Roraima fazem treinamento tático integrado com forças de segurança do Amazonas
Lula sanciona aumento de pena por venda de bebida alcoólica a menores
Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
PF deflagra ação em todo o país contra abuso sexual de crianças
OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa
Comissões debatem denúncias sobre reavaliação pericial de pessoas com deficiência
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras