Fiscalização do IPEM-RR garante a segurança no Dia das Crianças

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista
Motociclista morre após ser atingido por carro dirigido por jovem bêbado no Sul de Roraima
Desenvolve RR faz prospecção de clientes durante feira em Normandia

À medida que o Dia das Crianças se aproxima, o comércio de produtos voltados para o público infantil aquece. Para assegurar que os brinquedos disponíveis no mercado estejam em conformidade com as normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o Governo do Estado, por meio do IPEM-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima), lançou uma operação especial de fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais da capital e dos municípios de Roraima.

A “Operação Especial Dia das Crianças” ocorrerá entre os dias 02 e 06 de outubro. Seu principal propósito é garantir que os brinquedos e produtos infantis estejam em conformidade com as regulamentações de segurança e qualidade.

A fiscalização abrangerá estabelecimentos comerciais na capital e nos municípios do Estado que comercializam produtos infantis, como brinquedos, bicicletas infantis, berços, carrinhos de bebê e cadeiras de alimentação para crianças.

De acordo com a presidente do IPEM-RR, Isabella Dias, os responsáveis pelas crianças devem tomar precauções antes de adquirir presentes, seguindo orientações essenciais.

“É fundamental verificar se o selo do Inmetro está presente na embalagem do brinquedo, pois esse selo atesta que o produto passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos nos regulamentos e normas”, enfatizou Isabella Dias.

Outra informação crucial é a simbologia que indica a faixa etária de uso do brinquedo, a qual especifica a idade apropriada para a criança manuseá-lo, a fim de garantir sua segurança.

“Isso evita, por exemplo, que a criança se engasgue por ingerir pequenas peças ou partes de um brinquedo. Alguns produtos podem requerer a presença de um adulto para montagem, entrega à criança e supervisão durante o uso. É necessário também observar peças pontiagudas, bordas cortantes e produtos tóxicos, como tintas”, acrescentou Isabella.

Além disso, a embalagem do produto deve conter informações obrigatórias, como dados do fabricante ou importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem e material de composição, todos em português.

“Isso não é importante apenas para os consumidores, mas também para os empresários que vendem esses produtos. Eles devem garantir que seus produtos sejam certificados e provenham de fontes confiáveis, com notas fiscais de origem, pois, em caso de autuação, o fabricante será responsabilizado”, ressaltou Isabella Dias.

Os consumidores podem esclarecer dúvidas, apresentar denúncias ou sugestões por meio da Ouvidoria do IPEM-RR, pelo telefone (95) 99971-6066 ou enviar mensagens através das redes sociais: Instagram – @Ipemrr; e Facebook – [inserir o link da página do Facebook, se aplicável].

O Instituto de Pesos e Medidas de Roraima está localizado na Av. Surumu, nº 1719 – São Vicente e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

PF deflagra operação para combater desvio de recursos da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima
Polícia Civil prende homem condenado por estupro de crianças
Abertas vagas para processo seletivo de bolsistas para Embrapa RR
Polícia Civil cumpre cinco mandados de prisão preventiva contra acusados de homicídio em Alto Alegre
FICCO-RR PRENDE UMA PESSOA POR TRÁFICO DE DROGAS EM BOA VISTA
Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e apreensão para esclarecer morte de casal
PL que altera lei de regularização fundiária de Roraima possui 37 emendas propostas por comissão especial da ALE-RR
Polícia Civil esclarece fraude Imobiliária, localiza suspeito de estelionato e apreende veículos