Filme roraimense arrebata 3 prêmios no Festival Olhar do Norte

Festival Olhar do Norte
Carro pega fogo em semáforo após manutenção elétrica
Expoferr 2023 reúne público recorde de mais de 500 mil pessoas em cinco dias de evento
Renovação e Inovação no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth
Interrupção do serviço de internet em Roraima afeta atividades online

O curta-metragem Rabiola, dirigido e produzido pelo cineasta Thiago Briglia, foi eleito o  Melhor Filme pelo público do festival.  Além disso, recebeu do júri oficial o prêmio de Melhor Roteiro, feito que o diretor partilha com o também roteirista Elder Torres e o prêmio de Melhor Atuação para a atriz Ixemar Camacho, pela personagem Isabel.

O Festival Olhar do Norte é um dos principais festivais da região por contemplar a diversidade do cinema produzido em todos os cantos da Amazônia. “Eles têm uma curadoria muito conectada com tudo o que está acontecendo de mais interessante e autêntico na produção audiovisual nortista. Exibir o nosso filme na telona para a plateia presente no Teatro Amazonas nos empolgou muito, ganhar 3 prêmios nos deixou eufóricos”, ressalta o diretor.

“O nosso curta aborda questões importantes da nossa realidade atual e estes prêmios irão dar mais visibilidade para essa história e também para o nosso cinema aqui no extremo norte”, disse Briglia.

O jornalista e crítico de cinema Caio Pimenta do Portal Cineset, destacou os méritos do curta  em sua crítica sobre o filme.  “Através da universalidade de seus temas e, ao mesmo tempo, falar de males tão enraizados da nossa história, ‘Rabiola’ cativa de forma hábil, inteligente e sensível o público. Um pequeno tesouro roraimense.” 

A atriz venezuelana Ixemar Camacho, vencedora na categoria Melhor Atuação, também destaca os sentimentos pelo filme. “Minha atuação no curta Rabiola, além de ser uma janela para mostrar o meu profissionalismo como atriz, representa para mim ser embaixadora das lutas dos vulnerados, dos imigrantes e da valia das lutas dos venezuelanos no mundo”, disse.

‘Rabiola’ conta a história de Bernardo (Caíque Cordeiro), um garoto brasileiro, Jeferson (Abrahan Melendez) e Joisiris (Bianca Gonzalo), duas crianças venezuelanas, que travam uma batalha no céu para ver quem derruba o papagaio de quem. Quando isso acontece, uma nova disputa começa.

O cinema roraimense também esteve representado na Seleção Oficial pelo curta-metragem Nome Sujo, dirigido por Artur Roraimana, que despertou interesse do público e da crítica.  “Nome Sujo coloca-se como uma crônica do que é crescer e chegar ao mercado de trabalho desalentador e ver um país de portas fechadas para estes jovens adultos e seus sonhos, especialmente, se você é LGBTQIA+”, disse o portal  Cineset.

“A experiência de participar do festival foi muito gratificante. Além de poder assistir nossos filmes no Teatro Amazonas, que por si só já é uma experiência incrível e desejada por muitos, tivemos também a oportunidade de participar de debates e oficinas na nossa área”, ressaltou Artur Roraimana.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Carro pega fogo em semáforo após manutenção elétrica
Tragédia em Caroebe, homem de 33 anos morre após ser atingido por galho de árvore
Violência doméstica em Boa Vista – Jovem é agredida por se recusar a intimidade com namorado
Programa de Anistia do Governo de Roraima: Quitação de Dívidas Residenciais no Vila Jardim
Dia da Consciência Negra: saiba o que abre e fecha em Boa Vista durante o feriado
“Entenda e controle o seu feed do Instagram: algoritmos, recomendações e preferências pessoais
Expoferr 2023 reúne público recorde de mais de 500 mil pessoas em cinco dias de evento
Justiça de Roraima recusa transferência de jovem acusado de matar duas nmulheres em acidente