Uma equipe do Senado Federal visitou as instalações da Rádio Assembleia (98,3FM), nesta terça-feira (2), e vistoriou equipamentos para verificar a qualidade do sinal e, se preciso, melhorar a distribuição das ondas pela capital. Além disso, a coordenadora-geral da Rádio Senado, Leila Heredia, conheceu a estrutura dos estúdios que ficam na sede da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
A visita técnica se iniciou pela estação de transmissão das rádios Senado e Assembleia, que dividem a sintonia 98.3, em Boa Vista.
Segundo Heredia, a parceria do Senado Federal com a ALE-RR garante pluralidade à programação, o que aproxima o ouvinte das questões políticas debatidas pelos parlamentares.
“A Rádio Senado ao longo dos anos vem se fortalecendo e expandindo as suas parcerias de forma a dar pluralidade a todo cidadão ou cidadã para que possa conhecer melhor a própria realidade, as leis que vão mudar a sua vida, os seus direitos e, assim, contribuir com nossa missão institucional que é fazer uma comunicação pública de qualidade”, explicou Heredia.
Sobre a qualidade do sinal, a coordenadora disse que é importante que os ouvintes informem quando há qualquer tipo de oscilação. “A participação popular nesse quesito é fundamental. Dessa forma, podemos sempre aprimorar a parte técnica com ajustes de acordo com a demanda”.
O ouvinte pode mandar mensagens (texto ou voz) para o telefone (95) 98402-2774.
A equipe de servidores do Senado foi acompanhada pela superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sônia Lúcia Nunes. Ela explicou que o objetivo principal da inspeção é tornar o sinal da rádio mais limpo, entretanto, a visita estreita a relação entre as duas Casas e suas equipes de comunicação.
“A visita é importante também para que façamos uma troca de conteúdo. A gente produz muito material da nossa região, e é importante que Brasília, que está ali no centro do país, conheça um pouco da realidade do Estado de Roraima, e vice-versa. Também é importante que eles possam contribuir com a nossa programação local”, destacou.
As equipes e as instalações da TV e da Rádio Assembleia, como as redações, os estúdios, o switcher e salas de edição e narração, foram apresentadas pela diretora de Televisão e Rádio da Assembleia Legislativa, Camila Dall’Agnol. Ela explicou que as emissoras dividem a sintonia e, por isso, devem manter diálogo fora do ar.
“A parceria com o Senado envolve não só a parte técnica, cuja responsabilidade é conjunta, mas também compartilhamos os ouvintes, o que torna nossa responsabilidade ainda maior com o conteúdo que colocamos no ar. Queremos que o ouvinte tenha na nossa programação não apenas as notícias do parlamento, mas também a boa música, boas entrevistas e bons debates”, disse.
A parceria é fruto de um acordo de cooperação que dividiu responsabilidades na manutenção dos equipamentos, pessoal e programação. Hoje, a Rádio Assembleia tem quatro horas de programação dentro da sintonia 98.3, das 8h às 12h, o que permite a transmissão das sessões plenárias, e todas as atividades legislativas. A programação local iniciou há três anos, possibilitando ao cidadão roraimense mais uma forma de ficar por dentro do que acontece no Poder Legislativo.
Fonte: SupCom ALERR