Encontro de Multivacinação Transfronteiriço Reforça Cooperação entre Brasil e Guiana em Normandia

Procon ALE-RR divulga comparativo de preços de ovos de Páscoa pesquisados em estabelecimentos da capital
IPTU e Taxa de Lixo já estão disponíveis aos contribuintes no site da Prefeitura
Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação
INSS antecipa pagamento de aposentados e pensionistas em março

Em um evento histórico de cooperação e solidariedade regional, o Encontro de Multivacinação Transfronteiriço marcou um passo significativo na promoção da saúde pública e no fortalecimento das relações entre as nações vizinhas, Brasil e Guiana. A parceria inovadora entre os municípios brasileiros de Normandia, Bonfim e Uiramutã e as localidades guianenses de Lethem e diversas Comunidades Indígenas, simboliza uma união de esforços na busca pela proteção da saúde de todos.

O evento, que teve lugar no município de Normandia, no dia 28 de Agosto, foi um testemunho tangível do compromisso compartilhado em enfrentar os desafios de saúde que transcendem fronteiras geográficas. A iniciativa visou fornecer uma gama abrangente de imunizantes para a população, atendendo às necessidades individuais de saúde e contribuindo para a prevenção de doenças evitáveis por vacinação.

O Encontro de Multivacinação Transfronteiriço não apenas ofereceu a oportunidade de acesso a uma variedade de imunizações, mas também promoveu a troca valiosa de conhecimentos entre os profissionais de saúde dos dois países. Esse intercâmbio enriquecedor não somente fortaleceu a capacidade de resposta a surtos de doenças, mas também promoveu uma compreensão mais profunda das práticas e abordagens médicas adotadas de ambos os lados da fronteira.

Dentre os ilustres presentes no evento estavam o Dr. Raposo, prefeito de Normandia, o Sr. Beniso, prefeito de Uiramutã, e o Sr. Jader Vieira, secretário adjunto e representante do prefeito de Bonfim. Além disso, destacaram-se personalidades como Andréa Rosado, superintendente estadual do Ministério da Saúde em Roraima, Valdirene de Oliveira, coordenadora estadual de vigilância em saúde, e Maria Simirames Furtado Lopes, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, secretários municipais de saúde, Sr. Jeovan Oliveira, de Normandia, e Lucas Ângelo, de Uiramutã.

A presença do Dr. Cerdel Mc Watt, Diretor do Departamento de Saúde da Região #9 do Ministério de Saúde da Guiana, e sua equipe, reforçou ainda mais o comprometimento bilateral. A equipe guianense compartilhou técnicas avançadas de aplicação de vacinas, enquanto as danças de parixara adicionaram um toque cultural marcante ao evento.

Durante o evento, o Sr. Jeovan Oliveira, Secretário Municipal de Saúde de Normandia, fez uma declaração enfatizando a importância do esforço conjunto: “Hoje, estamos testemunhando um momento histórico em que as fronteiras políticas não nos separam, mas nos unem para uma causa comum: a saúde de nossas populações. Através dessa parceria, estamos mostrando que juntos somos mais fortes, mais resilientes e capazes de superar obstáculos que, de outra forma, seriam insuperáveis. Nossa meta é garantir que cada indivíduo, independentemente de onde nasceu, tenha acesso às vacinas e aos cuidados de saúde necessários.”

Uma simulação conjunta das técnicas de aplicação de vacinas, conforme praticadas tanto na Guiana quanto no Brasil, refletiu a convergência dessas nações em direção a uma abordagem unificada para a saúde pública. Essa colaboração profunda e a vontade de compartilhar recursos e conhecimentos não apenas enriquecem os sistemas de saúde, mas também criam laços de confiança e amizade.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Saiba como funciona o Conclave que Eleva um Novo Papa ao Vaticano
Novo papa pode ser asiático ou africano, diz arcebispo de São Paulo
Papa Francisco morre aos 88 anos
Vasco e Flamengo fazem Clássico dos Milhões neste sábado no Brasileiro
Procon ALE-RR divulga comparativo de preços de ovos de Páscoa pesquisados em estabelecimentos da capital
Agricultura familiar indígena transforma vidas e preserva tradições em Boa Vista
Polícia Civil acompanha inspeção em consultório de médica investigada no caso da morte de defensora pública
Guarda Civil Municipal de Boa Vista celebra 35 anos de existência