Eleições no Conselho Federal dos Técnicos Industriais mobilizam classe em todo o país

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Policial militar morre após perder controle de moto e ser atropelado por uma caçamba em Boa Vista
Motociclista morre após ser atingido por carro dirigido por jovem bêbado no Sul de Roraima
Desenvolve RR faz prospecção de clientes durante feira em Normandia

As eleições para a escolha das diretorias do Conselho Federal de Técnicos (CFT) e Conselho Regional de Técnicos (CRT) vão acontecer no dia 26 de abril, e está mobilizando os técnicos do país, que buscam participar do processo e escolher uma nova diretoria atuante, democrática e que defenda os seus interesses no âmbito regional e nacional.

O processo eleitoral de 2022 será o primeiro a ser realizado de maneira integrada, quando serão escolhidos tanto os dirigentes e conselheiros para o CFT, quanto para o CRT.

Roraima integrava o CRT 01, que englobava 09 Estados, mas a partir da resolução 157 passou a integrar o recém criado CRT 06, com 04 Estados (Roraima, Acre, Amazonas e Rondônia) o que na avaliação de alguns ainda não é o ideal, mas já foi um avanço importante.

O voto é obrigatório para todos os profissionais inscritos e devidamente registrados no Sistema CFT, quites com suas obrigações e anuidades e que não estejam cumprindo sanção de suspensão de registro por infração ética.

Nossa reportagem ouviu o técnico em eletrônica, Wagner Maciel, candidato a conselheiro federal, para saber a opinião dele sobre o processo eleitoral. Ele entende que votar é um ato muito importante na construção de todo processo democrático e fundamental para o exercício da cidadania em qualquer situação e instância. E a participação dos técnicos na escolha de seus conselheiros é de suma importância para o fortalecimento da classe.

Segundo ele, é importante que os estados da regional estejam representados na futura diretoria do CRT 06. Além da escolha de dirigentes para o CRT 06, serão ainda eleitos um conselheiro federal de cada um dos quatro estados para o CFT. Deve-se destacar, também, que cada estado, de acordo com o número de técnicos inscritos e legalizados, irá escolher seus conselheiros regionais para o CRT. A diretoria será composta por  presidente, vice-presidente, Diretor administrativo, Diretor financeiro, diretor de fiscalização e normas e seus conselheiros regionais, compostos por 03 conselheiros de Roraima, 03 de Rondônia, 02 do Acre e 04 do Estado do Amazonas.

CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais: uma luta de mais de quatro décadas

Há mais de quatro décadas que um grupo de técnicos iniciou um trabalho pela regulamentação profissional da categoria – Lei nº 5.524/1968 e Decreto nº 90.922/1985, e a criação do conselho próprio. Em 26 de março de 2018, a sanção presidencial da Lei nº 13.639/2018 representa não somente mais uma conquista histórica, mas principalmente a concretização de um ciclo político e o início de uma nova época, com mais segurança à sociedade e valorização profissional para milhões de técnicos, devidamente reconhecidos como profissionais imprescindíveis para o desenvolvimento do país.

Quem são os Técnicos Industriais?

Técnicos Industriais são profissionais liberais com profissão regulamentada pela Lei nº 5.524/1968 e Decreto nº 90.922/1985, devidamente habilitados para o desempenho de suas atribuições, como empregados do setor público e privado, empregadores autônomos ou prestadores de serviços.

Formados em cursos regulares que objetiva capacitá-los com conhecimentos teóricos e práticos em suas devidas áreas de atuação, os Técnicos Industriais contam com uma grande quantidade de modalidades, na área civil, elétrica, mecânica e metalúrgica, minas e geologia, agrimensura, arquitetura e outras modalidades, voltadas para o setor técnico e tecnológico de acordo com suas preferências profissionais, que oferecem excelentes oportunidades de inserção imediata no mercado de trabalho.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

PF deflagra operação para combater desvio de recursos da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima
Polícia Civil prende homem condenado por estupro de crianças
Abertas vagas para processo seletivo de bolsistas para Embrapa RR
Polícia Civil cumpre cinco mandados de prisão preventiva contra acusados de homicídio em Alto Alegre
FICCO-RR PRENDE UMA PESSOA POR TRÁFICO DE DROGAS EM BOA VISTA
Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e apreensão para esclarecer morte de casal
PL que altera lei de regularização fundiária de Roraima possui 37 emendas propostas por comissão especial da ALE-RR
Polícia Civil esclarece fraude Imobiliária, localiza suspeito de estelionato e apreende veículos