Comandante do Comando Operacional Conjunto CATRIMANI II realiza inspeções em Bases de Apoio na TIY

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix
Dólar sobe para R$ 6,19 com indefinição sobre emendas parlamentares
ALE-RR aprova abono salarial que vai beneficiar mais de 9 mil profissionais da educação

Nessa quinta-feira (04), o Comandante do Comando Operacional Conjunto CATRIMANI II, General Costa Neves, realizou inspeções nas Bases de Apoio em Pakilapi e Kayanaú. As construções das duas bases representam o grande avanço da operação e garante a presença do Estado em uma posição estratégica em prol da proteção dos indígenas e das comunidades da Terra Indígena Yanomami (TIY).

Visando intensificar as ações de patrulha na Operação CATRIMANI II, as bases operam de forma ininterrupta e podem apoiar até 50 agentes para a realização de ações contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços, os crimes ambientais, bem como assistência humanitária aos indígenas e comunidades ribeirinhas da região.

Durante a averiguação, o General Costa Neves ressaltou a importância das montagens das instalações e destacou o esforço conjunto para superar os obstáculos, como as condições climáticas, a área isolada por densas florestas, pistas precárias e entre outras adversidades. Em uma área de difícil acesso, a construção das bases só foi possível devido ao esforço logístico conjunto, executado por aeronaves e militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea.

O Comandante da Operação também frisou que as bases servirão de apoio a todos os envolvidos na Operação CATRIMANI II, como as Forças Armadas, os órgãos de Segurança Pública e as Agências, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima.

COMANDO CONJUNTO CATRIMANI II

      A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.

Fonte: Ascom Comando Operacional Conjunto Catrimani 

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Cúpula da Segurança Pública de Roraima detalha investigações sobre cinco corpos encontrados em Boa Vista
CCJuv promove palestra “Meu corpo, minhas regras” sobre empoderamento e proteção infantil
PF desencadear operação em Roraima e outros estados da Amazônia para coibir comercialização ilegal de ouro
Prazo para inscrição no Sisu termina hoje
Motocicleta furtada há 5 dias é recuperada pela PRF na BR-401
Preparativos para COP30 impressionam representante da ONU
Trump revoga decretos de Biden sobre Cuba, inteligência artificial e outros
Terra Yanomami tem menos garimpo e fome, mas desafios são diários