Com vacinação e diagnóstico precoce, Prefeitura de Boa Vista reforça combate às hepatites virais

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

Ações da Secretaria Municipal de Saúde incluem imunização, testagem rápida e acompanhamento de pacientes com diagnóstico confirmado

Por Ráyra Fernandes

Na próxima segunda-feira, 28 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, data que chama atenção para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado dessas doenças silenciosas. Em Boa Vista, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), tem intensificado ações contínuas de imunização, testagem e acompanhamento de casos confirmados.

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Romildo Azevedo, as hepatites virais são infecções que afetam diretamente o fígado e muitas vezes evoluem de forma assintomática.
— “São doenças silenciosas que podem levar a complicações graves, como cirrose e câncer hepático. Por isso, a prevenção é essencial, sendo a vacina uma das principais ferramentas de combate”, afirmou.


Vacinação avança e supera dados do ano anterior

A vacina contra a Hepatite B está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. Já a vacina contra a Hepatite A é indicada para crianças de 15 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Mesmo sem campanhas específicas em curso, a SMSA adota estratégias como a busca ativa nas escolas, o que tem garantido bons índices de cobertura vacinal.

Entre janeiro e julho de 2025, foram aplicadas 28.801 doses da vacina contra a Hepatite B, superando o total registrado durante todo o ano de 2024, que foi de 27.829 doses. No caso da Hepatite A, foram 3.655 doses aplicadas em 2025, ante 4.530 em 2024.


Testagem rápida e acesso ao tratamento

Além da vacinação, todas as UBSs de Boa Vista oferecem testes rápidos para hepatites virais, sem necessidade de agendamento. Entre 2024 e 2025, já foram notificados 239 casos da doença no município.

Os pacientes com diagnóstico positivo são encaminhados diretamente ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Gestantes são direcionadas ao Centro de Referência de Saúde da Mulher. Após a notificação inicial, a Vigilância Epidemiológica passa a acompanhar o caso até a conclusão do diagnóstico.

A Prefeitura também atua para descentralizar o tratamento das hepatites virais, viabilizando o atendimento diretamente na Atenção Primária à Saúde, o que facilita o acesso ao cuidado contínuo.


Ações extramuros levam saúde até a população

Como parte da estratégia de ampliação do acesso à prevenção, a Prefeitura realiza ações “extramuros”, levando testes e vacinas a locais de grande circulação, como praças, parques, terminais de ônibus e eventos oficiais, entre eles o Boa Vista Junina, Prefeitura Com Você e AgroBV.

As iniciativas são realizadas em tendas identificadas, com o objetivo de facilitar a imunização da população e ampliar o alcance das ações de combate às hepatites virais.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

CPI DAS TERRAS
ORGULHO DE RORAIMA
DPE-RR inicia cadastro gratuito de animais domésticos em Roraima
Inscrições para casamento coletivo “Direito de Amar” na PAMC encerram nesta segunda-feira
CULTURA E IDENTIDADE
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
EM PACARAIMA: Roraima cumpre mandados da Operação Pharos 2 e prende homem com material pornográfico infantil
SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação