Chame promove aula de defesa pessoal para mulheres migrantes em Boa Vista

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

Nesta quinta-feira (5), o Centro Humanitário de Apoio à Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (Chame/ALE-RR) ofereceu uma aula de defesa pessoal para 40 mulheres migrantes atendidas pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur), residentes no bairro João de Barro, em Boa Vista.

A ação integrou a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que busca conscientizar e combater os diferentes tipos de violência contra meninas e mulheres em todo o mundo.

As aulas foram divididas em dois turnos: pela manhã, 30 mulheres participaram da capacitação, e à tarde, mais 10 receberam as instruções na sede do Chame, na capital roraimense.

Fortalecimento emocional e prevenção

A diretora da Secretaria Especial da Mulher, Glauci Gembro, destacou que a atividade é parte do trabalho contínuo da ALE-RR para apoiar mulheres vítimas de violência.

“A Assembleia Legislativa desempenha um papel fundamental por meio da Secretaria Especial da Mulher, abordando essa pauta ao longo de todo o ano. Levamos informações e promovemos a conscientização sobre a violência por meio de palestras em escolas e instituições”, afirmou.

O instrutor William Cati apresentou três técnicas de defesa para situações de extrema necessidade e enfatizou a importância do preparo físico e mental. “Essas mulheres, ao chegarem a Roraima, enfrentam desafios imensos, muitas vezes marcados por perdas e sofrimento. A defesa pessoal não é apenas física, mas também uma forma de fortalecimento emocional”, explicou.

Relato de superação

Uma das participantes, Karennys del Valle, relatou já ter sofrido preconceito no Brasil e reconheceu a relevância do treinamento.

“Há muita violência no Brasil, e não sabemos o que pode acontecer. Como moramos em um bairro distante, estamos mais vulneráveis. Essas aulas nos ajudam a nos proteger e a apoiar umas às outras”, disse.

Como participar

O Chame realiza, regularmente, turmas de defesa pessoal abertas a mulheres de todas as idades. As interessadas podem se inscrever pelo ZapChame, no número (95) 98402-0502, ou presencialmente na sede do Chame, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, Boa Vista.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Caso a turma esteja lotada, as inscrições entram em lista de espera para futuras formações.

Defesa pessoal

Periodicamente, o Chame inicia turmas de defesa pessoal para mulheres de todas as idades. As mulheres interessadas em participar das aulas de defesa pessoal devem entrar em contato com o ZapChame por meio do número (95) 98402-0502 e fazer a solicitação.

Caso a turma esteja cheia, a interessada ficará em lista de espera e será chamada na formação de uma nova turma.

Também é possível se inscrever de forma presencial. O Chame está localizado na Avenida Santos Dumont, n⁰ 1470, no bairro Aparecida em Boa Vista, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
EM PACARAIMA: Roraima cumpre mandados da Operação Pharos 2 e prende homem com material pornográfico infantil
SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação
CAPACITAÇÃO: Policiais de Roraima fazem treinamento tático integrado com forças de segurança do Amazonas
Lula sanciona aumento de pena por venda de bebida alcoólica a menores
Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
PF deflagra ação em todo o país contra abuso sexual de crianças
OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa