Mesmo com o recesso escolar, aulas continuam em todos os polos com foco na permanência dos alunos
Durante o mês de julho, o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), projeto da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), segue com suas atividades em todos os polos do estado, mas com carga horária reduzida. A iniciativa tem como objetivo manter o vínculo com os alunos mesmo durante o período de recesso escolar.
A medida foi adotada para garantir a continuidade das ações sem exigir a frequência obrigatória. Segundo a superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Marília Pinto, a estratégia permite adaptar a rotina de alunos e instrutores.
“Segunda e terça as crianças estão vindo. Por conta do recesso, não estamos cobrando frequência. Reduzimos a carga horária dos instrutores, mas todos continuam atuando normalmente nos polos, garantindo atendimento às nossas crianças”, afirmou Marília.
Além da manutenção das aulas, o mês de julho também tem servido como momento de avaliação e planejamento. A equipe do CCJuv está aproveitando o período para reavaliar práticas e elaborar novas propostas pedagógicas para o próximo semestre.
“Vamos conversar com os instrutores, avaliar os resultados e elaborar novas propostas de aula para o retorno”, acrescentou a superintendente.
A programação especial segue até o dia 18 de julho. A partir do dia 21, as atividades voltam ao horário regular, com presença obrigatória e novos conteúdos em sala.
Criado pela Resolução Legislativa nº 026/2021, o CCJuv oferece, gratuitamente, atividades nas áreas de cultura, lazer, música, esporte, qualificação profissional, empreendedorismo, prevenção às drogas e formação cidadã. As ações são voltadas a crianças, jovens e adultos, com o objetivo de promover inclusão social, fortalecer os laços comunitários e ampliar oportunidades de desenvolvimento.
As atividades são realizadas nos polos de Boa Vista (Buritis, MT Arena, Hélio Campos e Pedra Pintada) e também nos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Caracaraí, Caroebe, Mucajaí, Rorainópolis e São Luiz do Anauá.
Entre as modalidades oferecidas estão balé, ginástica rítmica, capoeira, jiu-jítsu, judô, caratê, breakdance, K-Pop, teatro, coral, teclado, violão, violino, futebol, futsal, treino funcional e zumba, além de oficinas de inclusão digital e ações sociais.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Marley Lima / Nonato Sousa
Superintendência de Comunicação – ALE-RR | 04/07/2025