Blitz educativa chama atenção para o cuidado com a saúde mental

janeiro Branco
Carro pega fogo em semáforo após manutenção elétrica
Expoferr 2023 reúne público recorde de mais de 500 mil pessoas em cinco dias de evento
Renovação e Inovação no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth
Interrupção do serviço de internet em Roraima afeta atividades online

Uma blitz educativa para alertar a população sobre a importância de cuidar da mente e das emoções, marcou o encerramento da campanha “Janeiro Branco” na Clínica Médica Especializada Coronel Mota, foi realizada nesta sexta-feira (28).

A ação contou com faixas, balões e cartazes, entrega de folhetos educativos, corações e bombons para os condutores de veículos e pedestres na Avenida Capitão Júlio Bezerra. Além disso, foram montados nas árvores próximas, recados especiais de autoestima e autocuidado para os pedestres

Para garantir a segurança de todos, o evento contou com o apoio do Detran-RR. Elivan Ribeiro, um dos agentes de trânsito que participaram, destacou que é de suma importância a realização de ações educativas que promovam a reflexão sobre temas de relevância para a sociedade.

“Estamos aqui prestando apoio, parando os carros para que eles possam dar um recado de cuidado e carinho para as pessoas. A saúde mental é um tema muito importante, principalmente diante do cenário de pandemia que vivemos”, destacou o agente Elivan Ribeiro.

O estudante Marcos Vinícius foi um dos abordados durante a ação e reforça que é importante que as pessoas saibam que podem procurar ajuda.

“Sabemos que tem muita gente precisando e têm receio ou vergonha de procurar ajuda e esse é um momento em que as pessoas precisam tratar desse assunto mais do que nunca”, pontuou o estudante.

Além do público externo, os servidores da unidade também puderam participar de um momento de lazer com o passeio nas bicicletas de trem. A coordenadora da ação e da equipe de psiquiatria, Suely Melo, pontua os resultados.

“O nosso setor fica bem em frente a avenida e percebemos que ela é bem movimentada. Então tivemos a ideia de fazer essa ação que serviu tanto para os usuários e servidores, quanto para os motoristas e pedestres. A bicicleta foi a atração que serviu para lembrar que a saúde física também é importante, porque mente e corpo andam juntos”, enfatizou a coordenadora.

O secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, destaca que as programações realizadas este mês, tem renovado o bem-estar emocional de pacientes e servidores e mostrado o esforço dos profissionais em proporcionar a atenção da melhor maneira possível à comunidade.

“Toda a equipe está de parabéns. Temos a sorte de contar com um corpo de profissionais capacitados e entusiasmados para garantir esse cuidado a mais, que são as ações de saúde mental na unidade”, completou.

Tanto na capital, quanto no interior, os postos de saúde municipais são a porta de entrada para o primeiro atendimento. A busca pela primeira consulta faz toda a diferença para uma saúde mental em dia.

“No próprio posto de saúde o paciente pode identificar o que precisa, saber se vai precisar de um atendimento mais especializado. A partir disso ele pode ser acompanhado ou por um dos Caps ou no Hospital Coronel Mota. Por isso é importante dar o primeiro passo”, finalizou o governador Antonio Denarium.

Fonte: Secom Roraima

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Carro pega fogo em semáforo após manutenção elétrica
Tragédia em Caroebe, homem de 33 anos morre após ser atingido por galho de árvore
Violência doméstica em Boa Vista – Jovem é agredida por se recusar a intimidade com namorado
Programa de Anistia do Governo de Roraima: Quitação de Dívidas Residenciais no Vila Jardim
Dia da Consciência Negra: saiba o que abre e fecha em Boa Vista durante o feriado
“Entenda e controle o seu feed do Instagram: algoritmos, recomendações e preferências pessoais
Expoferr 2023 reúne público recorde de mais de 500 mil pessoas em cinco dias de evento
Justiça de Roraima recusa transferência de jovem acusado de matar duas nmulheres em acidente