Uma blitz educativa para alertar a população sobre a importância de cuidar da mente e das emoções, marcou o encerramento da campanha “Janeiro Branco” na Clínica Médica Especializada Coronel Mota, foi realizada nesta sexta-feira (28).
A ação contou com faixas, balões e cartazes, entrega de folhetos educativos, corações e bombons para os condutores de veículos e pedestres na Avenida Capitão Júlio Bezerra. Além disso, foram montados nas árvores próximas, recados especiais de autoestima e autocuidado para os pedestres
Para garantir a segurança de todos, o evento contou com o apoio do Detran-RR. Elivan Ribeiro, um dos agentes de trânsito que participaram, destacou que é de suma importância a realização de ações educativas que promovam a reflexão sobre temas de relevância para a sociedade.
“Estamos aqui prestando apoio, parando os carros para que eles possam dar um recado de cuidado e carinho para as pessoas. A saúde mental é um tema muito importante, principalmente diante do cenário de pandemia que vivemos”, destacou o agente Elivan Ribeiro.
O estudante Marcos Vinícius foi um dos abordados durante a ação e reforça que é importante que as pessoas saibam que podem procurar ajuda.
“Sabemos que tem muita gente precisando e têm receio ou vergonha de procurar ajuda e esse é um momento em que as pessoas precisam tratar desse assunto mais do que nunca”, pontuou o estudante.
Além do público externo, os servidores da unidade também puderam participar de um momento de lazer com o passeio nas bicicletas de trem. A coordenadora da ação e da equipe de psiquiatria, Suely Melo, pontua os resultados.
“O nosso setor fica bem em frente a avenida e percebemos que ela é bem movimentada. Então tivemos a ideia de fazer essa ação que serviu tanto para os usuários e servidores, quanto para os motoristas e pedestres. A bicicleta foi a atração que serviu para lembrar que a saúde física também é importante, porque mente e corpo andam juntos”, enfatizou a coordenadora.
O secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, destaca que as programações realizadas este mês, tem renovado o bem-estar emocional de pacientes e servidores e mostrado o esforço dos profissionais em proporcionar a atenção da melhor maneira possível à comunidade.
“Toda a equipe está de parabéns. Temos a sorte de contar com um corpo de profissionais capacitados e entusiasmados para garantir esse cuidado a mais, que são as ações de saúde mental na unidade”, completou.
Tanto na capital, quanto no interior, os postos de saúde municipais são a porta de entrada para o primeiro atendimento. A busca pela primeira consulta faz toda a diferença para uma saúde mental em dia.
“No próprio posto de saúde o paciente pode identificar o que precisa, saber se vai precisar de um atendimento mais especializado. A partir disso ele pode ser acompanhado ou por um dos Caps ou no Hospital Coronel Mota. Por isso é importante dar o primeiro passo”, finalizou o governador Antonio Denarium.
Fonte: Secom Roraima