Capacitação promovida pela Esdep terá 250 horas de atividades, com foco na prática do atendimento à população
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) deu início, nesta quinta-feira (8), ao curso de formação dos quatro novos defensores públicos recentemente empossados na instituição. A abertura oficial ocorreu por meio de uma Aula Magna, realizada na Escola Superior da Defensoria Pública de Roraima (Esdep), marcando o começo de uma etapa fundamental para a preparação dos novos membros.
O curso de formação contará com carga horária total de 250 horas, distribuídas em 14 módulos, e tem como principal objetivo alinhar o conhecimento técnico à prática diária dos atendimentos prestados pela Defensoria, considerando as especificidades sociais, econômicas e regionais de Roraima.

Para a Aula Magna, a Esdep convidou o defensor público do Estado do Amazonas, Maurílio Casas, que abordou o tema “Microssistema de Proteção das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade”. Durante a palestra, o defensor explicou como diferentes legislações atuam de forma integrada para assegurar direitos fundamentais a grupos historicamente vulnerabilizados.
“Cabe à Defensoria Pública assegurar o direito constitucional das pessoas mais vulneráveis. Nesta aula, tratei da influência e da inclusão de grupos minoritários no campo jurídico e social, destacando o papel estratégico da instituição na efetivação desses direitos”, afirmou Maurílio Casas.
Recém-empossada, a defensora pública Sylvia Soriano destacou a relevância do conteúdo apresentado logo no início da formação, especialmente para a atuação em demandas coletivas. Segundo ela, a Aula Magna contribuiu para ampliar a compreensão sobre a forma de atuação institucional diante de situações complexas envolvendo a garantia de direitos.
“Foi bastante interessante porque, quando isso surgir na prática — como já aconteceu com alguns colegas —, vou saber como agir pela instituição. Estou empolgada com o restante do curso e com a possibilidade de colocar em prática o que estudei, aplicando esse conhecimento em favor da população”, ressaltou.
A atividade também contou com a participação da defensora pública Mariana Lorenzi, titular da unidade da DPE-RR em Rorainópolis, que integrou a última turma de formação da instituição. Para ela, o momento serviu como uma oportunidade de resgatar aprendizados e refletir sobre a responsabilidade da função.
“Tive a sensação de reviver os mesmos sentimentos de quando sentei nessa cadeira pela primeira vez e pensei nas responsabilidades. Mesmo após um ano de atuação, ainda há muito a aprender. Essa Aula Magna me fez refletir e sair daqui com a cabeça cheia de ideias. Precisamos continuar estudando”, avaliou.

De acordo com o coordenador da Esdep, professor Vilmar Silva, o curso foi estruturado para oferecer uma formação completa, conectada à realidade da Defensoria Pública em Roraima. “Os módulos terão sempre foco na prática dos atendimentos, apresentando o funcionamento da instituição, o contexto regional e o trabalho desenvolvido pelas defensoras, defensores e pela equipe técnica”, explicou.
O cronograma inclui temas como organização funcional e administrativa da DPE-RR, funcionamento da Central de Atendimento e Peticionamento Inicial (Capi), psicologia aplicada à solução extrajudicial de conflitos, visitas técnicas, media training, além de outros conteúdos essenciais para o desempenho das atividades institucionais.
Concluída a etapa inicial de formação, os quatro novos defensores públicos iniciarão os atendimentos à população a partir do dia 28 de janeiro, sendo designados para atuar nas unidades da Defensoria Pública no interior do estado, reforçando o acesso à justiça e ampliando a presença da instituição nas diferentes regiões de Roraima.