Data celebra ações em prol das crianças e reafirma papel da ALERR na promoção de políticas públicas para os primeiros anos de vida
Nesta sexta-feira (11), Roraima celebra o Dia Estadual da Primeira Infância, instituído pela Lei nº 1.544/2021, de autoria da ex-deputada Betânia Almeida. A data reforça a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento humano e destaca o compromisso da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) com políticas públicas voltadas à infância.
Segundo especialistas, os seis primeiros anos de vida são fundamentais para a formação física, emocional e cognitiva das crianças. Atenta a essa realidade, a ALERR desenvolve e apoia uma série de iniciativas que promovem saúde, educação e inclusão social.
“Para apoiar essas famílias, a ALERR mantém programas que oferecem um ambiente propício para o crescimento saudável das crianças”, destacou o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
Entre os principais projetos da Assembleia está o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), vinculado à Superintendência de Programas Especiais. Com polos em Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí, Caroebe, São Luiz do Anauá e Rorainópolis — e planos de expansão para Normandia —, o programa oferece atividades de cultura, esporte, lazer, inclusão digital e desenvolvimento social voltadas ao público infantil.


De acordo com a diretora executiva do CCJuv, Claudimar Costa, o foco principal está nas crianças da primeira infância. “Trabalhamos com modalidades que estimulam o desenvolvimento físico e social, afastando os pequenos do uso excessivo das telas. As mães participam, acompanham e se envolvem com o progresso dos filhos”, afirmou.
A pequena Ágatha Valentina, de apenas 4 anos, é um dos exemplos de transformação proporcionada pelo projeto. Participando das aulas de balé, ela se encantou pela música e pelas coreografias inspiradas em animais. Para a mãe, Thayane Oliveira, os benefícios são visíveis: “Ela melhorou no foco e na flexibilidade. Está mais sociável e sempre volta animada contando sobre as aulas”.
Responsável pelas aulas de balé no CCJuv, o professor Moisés Freitas destaca a abordagem lúdica e afetuosa com os alunos mais novos. “Com as babies, temos um cuidado especial. Também sou pai de uma menina de 3 anos e espero matriculá-la aqui em breve”, contou. Atualmente, ele coordena mais de 200 crianças com o apoio de outros educadores.
Além do CCJuv, a Assembleia Legislativa mantém outros programas voltados à infância. O Procon Assembleia orienta sobre os direitos do consumidor relacionados a produtos e serviços infantis, enquanto a Escola do Legislativo oferece capacitações voltadas a pais, educadores e profissionais da área.
Outro destaque é o Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR), que presta atendimento especializado a crianças com transtorno do espectro autista e outras condições do neurodesenvolvimento, garantindo apoio desde os primeiros sinais.
A atuação da Assembleia Legislativa de Roraima na primeira infância reforça seu compromisso com o futuro do Estado. Por meio de ações contínuas, a ALERR contribui para a construção de uma sociedade mais justa, com oportunidades desde os primeiros anos de vida.
Texto: Bárbara Carvalho
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR – 11/07/2025