‘Ambiente acolhedor’, diz pai durante emissão de RG para autistas e familiares no Teamarr

Zé Haroldo Cathedral libera R$ 2,9 milhões para ampliar os atendimentos de saúde em Pacaraima e Rorainópolis
Boa Vista ganha voo direto para Guarulhos, maior aeroporto do Brasil
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes

Marco Antônio, de quatro anos, foi um dos atendidos para emissão de RG no Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na manhã desta terça-feira (12). O pai dele, Alessandro Fortunato, aproveitou a oportunidade para emitir a primeira via do documento do filho e destacou que a iniciativa, em parceria com a Casa do Cidadão, foi fantástica por ocorrer em um local acolhedor.

“É uma iniciativa louvável, pois estamos em um ambiente agradável para as crianças. Devido à sensibilidade delas, ficaria complicado levá-las para esse serviço a um lugar para pessoas típicas, mas aqui no Teamarr tem acolhimento porque os profissionais são capacitados”, disse.

Ele destacou a importância do atendimento gratuito no Centro para os pais que não têm condições de custear o acompanhamento médico dos filhos com transtorno do espectro autista (TEA), afirmando ser algo desafiador, principalmente para as mães que tendem a passar mais tempo com as crianças.

“Temos acesso à terapia privada, mas como pai de criança atípica me sensibilizo muito com os outros pais porque sei que é difícil e custoso. Por isso, vejo de forma magnífica a criação do Teamarr, e torço para que o serviço se expanda”, acrescentou.

Esta é a segunda vez que a unidade emite RG para esse público. A primeira ocorreu em abril e atendeu cerca de 80 pessoas. O servidor do Teamarr Erbeson Silva informou que a meta é promover novas ações em 2025.

“Estamos sempre pensando na melhor forma de atender e acolher as pessoas autistas e seus familiares. Quando eles vão a outros locais apropriados para a emissão de qualquer tipo de documento, têm que enfrentar não somente o público específico, mas todo o público externo, o que pode gerar crise nas crianças”, explicou.

A atendente da Casa do Cidadão Raquel Silva complementou dizendo que emitir o RG é o primeiro passo para ter acesso a demais documentos importantes, como a Carteira do Autista, que traz segurança para as pessoas atípicas.

“Esse trabalho é muito importante justamente por ajudar os pais que necessitam do RG para complementar outros documentos. Estamos com uma expectativa muito grande de atender mais pessoas do que na edição anterior, e esperando todos que tenham interesse”, concluiu.

Emissão de RG

Em parceria com a Casa do Cidadão, o Teamarr emite RG para autistas e familiares até sábado (16), exceto no feriado de sexta-feira (15), Proclamação da República.

Na semana, os atendimentos ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 17h. No sábado, o serviço será das 8h às 12h.

Para solicitar a emissão da 1ª ou 2ª via do RG estadual padrão ou do novo Documento Nacional de Identidade (DNI), os interessados devem agendar o serviço preenchendo o formulário disponível no link https://forms.gle/Rn5pBecFJp5oWK8C7. São oferecidas 80 vagas diárias, divididas em 40 para cada turno.

Os documentos necessários para a emissão da primeira via são: original e cópia da certidão de nascimento e/ou casamento, comprovante de residência e laudo médico. Para a segunda via, além dos documentos listados, é necessário o pagamento da taxa do Dare (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais).

Fonte: SupCom ALE-RR

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

DPE-RR garante indenização de R$ 10 mil a adolescente vítima de abuso policial ocorrido em agosto de 2023 em Pacaraima.
RORAIMA EM DESTAQUE
NO UIRAMUTÃ
Helena Lima impulsiona talentos do futebol de base com peneira gratuita em Roraima
TRABALHOS DO LEGISLATIVO
Festival de Músicas Autorais de Roraima estreia neste sábado no CAF com 13 artistas e entrada gratuita
PESQUISA E CAUTELA
TRANSPARÊNCIA NA SAÚDE