Aderr busca referências no Ceará para fortalecer controle de pragas e impulsionar fruticultura de Roraima

Zé Haroldo Cathedral libera R$ 2,9 milhões para ampliar os atendimentos de saúde em Pacaraima e Rorainópolis
Boa Vista ganha voo direto para Guarulhos, maior aeroporto do Brasil
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes

Técnicos da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) participaram, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, de uma visita técnica à Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Ceará). O objetivo foi conhecer de perto o Programa de Controle e Monitoramento das Moscas-das-Frutas, considerado referência nacional na área fitossanitária.

O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, destacou que o intercâmbio técnico representa um passo importante para o futuro da fruticultura em Roraima.

“Nosso Estado tem um potencial enorme a ser explorado. Entender os processos de certificação e monitoramento é essencial para aplicarmos boas práticas e fortalecer a produção local”, afirmou.

Parisi também ressaltou o empenho do Governo de Roraima em desenvolver o setor, incentivando a produção e destravando gargalos que impedem a exportação de frutas.

O gerente de Defesa Vegetal da Aderr, Guilherme Rodrigues, avaliou a experiência como muito proveitosa. “Pudemos acompanhar de perto o processo de monitoramento e certificação de áreas livres de moscas-das-frutas, além dos sistemas de mitigação de risco exigidos pelo mercado internacional”, explicou.

Durante a missão técnica, os profissionais da Aderr participaram de palestras, visitas a propriedades rurais e empresas exportadoras, além de acompanharem atividades de campo e triagem laboratorial. A equipe também conheceu as práticas de certificação fitossanitária e controle de trânsito vegetal utilizadas pela Adagri.

Para a diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra, a troca de experiências fortalece o trabalho conjunto entre os estados. “A integração entre instituições de defesa agropecuária é essencial para proteger a fruticultura e prevenir pragas que impactam a economia nacional”, destacou.

A visita faz parte do cronograma de capacitações promovidas pelo Termo de Cooperação Técnica entre a Aderr e o Sebrae, com apoio de recursos próprios e emendas parlamentares da deputada Ângela Portela. O objetivo é aprimorar a qualificação dos servidores e a qualidade dos serviços prestados à população.

A comitiva da Aderr foi composta por Guilherme Rodrigues, Walace Zeferino, José Iran Barros Filho, Capitulino Loureiro Neto, e Helmes Rezende Filho, que também representou o Sebrae.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Festival de Músicas Autorais de Roraima estreia neste sábado no CAF com 13 artistas e entrada gratuita
PESQUISA E CAUTELA
TRANSPARÊNCIA NA SAÚDE
CAJUCULTURA EM RORAIMA
‘SENTE, CUIDA E FAZ’
Sancionada lei de Zé Haroldo Cathedral que estimula diagnóstico de autismo em adultos e idosos
MPRR e Polícia Civil deflagram operação contra organização criminosa que atua em Roraima 
HOMENAGEM MILITAR