Estudantes do ensino fundamental das escolas estaduais Girassol, no bairro Buritis, e Raimunda Nonato Freitas da Silva, no Santa Teresa, localizadas na capital, participaram de atividades com foco na campanha Setembro Amarelo.
As ações foram promovidas pela Sesau (Secretaria de Saúde), por uma equipe do Caps AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), nessa terça-feira (23), com apresentação de uma peça teatral seguida de uma minipalestra.
A iniciativa teve como objetivo dialogar com adolescentes as temáticas de saúde mental, autoestima e a importância de pedir ajuda em momentos de dificuldade.
O educador físico do Caps AD III, Abílio Otílio, explicou que essa ação é importante porque é um momento de falar com jovens sobre prevenção de problemas mais graves.
“Abordamos assuntos relacionados à vida, questões sobre saúde mental e emocional, não à violência, sintomas depressivos e ansiedade. São situações em que se deve pedir ajuda, para não acumular e se tornar algo ruim”, afirmou Abílio Otílio.
A programação incluiu também palestra ministrada pelo médico psiquiatra Kimã Barbosa, que atua nos Caps III, Caps AD e no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
Ele reforçou a importância de os estudantes encontrarem um propósito e desenvolverem maturidade emocional.
“Nós falamos para os estudantes sobre a valorização e a importância de encontrar um sentido na vida, para que não se percam nos subterfúgios quando existirem as contrariedades”, ressaltou o psiquiatra.
O médico disse ainda que adolescentes precisam ter personalidade forte, serem maduros mesmo com pouca idade, para que sejam adultos cada vez mais determinados, e não errar, não atentar contra a própria vida.
Para Wellane Rodrigues, estudante do 6º ano da Escola Raimunda Nonato, a palestra serviu para refletir sobre como lidar com os sentimentos difíceis.
“A importância do Setembro Amarelo é ajudar as outras pessoas que precisam e não guardar o sentimento ruim para si mesma. Eu acho muito importante essas atividades porque ajudam a gente a ter pensamentos bons e saber lidar com essas situações”, disse a estudante.
Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui