Prefeitura de Boa Vista e UNICEF firmam Certificação UAPI e fortalecem ações para a primeira infância na rede municipal de saúde

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

Todas as Unidades Básicas de Saúde da capital participam da edição 2025-2028

Por Semuc

A Prefeitura de Boa Vista e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) firmaram, nesta quinta-feira (28), a Certificação UAPI – Unidade Amiga da Primeira Infância, que reconhece e fortalece o trabalho desenvolvido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no cuidado integral de crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

Todas as UBSs da capital integram a edição 2025-2028 do programa. A iniciativa prevê formações continuadas para profissionais de saúde, além de monitoramento constante, avaliação de desempenho das unidades e análise de indicadores. O objetivo é aprimorar as ações estratégicas e elevar a qualidade dos serviços voltados ao desenvolvimento infantil.

O prefeito Arthur Henrique destacou que a parceria com o UNICEF amplia um trabalho já consolidado em Boa Vista. “A certificação UAPI vem para fortalecer ainda mais nossas ações, especialmente na atenção básica em saúde. Isso significa melhorar os indicadores de vacinação, ampliar a adesão ao aleitamento materno, garantir o acompanhamento das gestantes com exames no momento certo e assegurar a saúde da mãe e da criança. Com isso, conseguimos prevenir doenças e reduzir a pressão sobre os hospitais, principalmente o Hospital Infantil de Boa Vista”, afirmou.

De acordo com a chefe do escritório do UNICEF em Roraima, Tâmara Simão, investir na primeira infância é uma estratégia essencial para o futuro. “Boa Vista já tem uma projeção nacional como Capital da Primeira Infância e esperamos que a iniciativa UAPI fortaleça ainda mais esse reconhecimento. O primeiro passo será acompanhar a Secretaria Municipal de Saúde, mas nossa meta é expandir também para as áreas de educação e assistência social”, ressaltou.

As unidades de saúde que cumprirem os parâmetros estabelecidos receberão o selo UAPI. Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune, a certificação trará resultados diretos na qualidade do atendimento. “Quando conseguimos tratar 80% da população na atenção primária, fortalecemos também a atenção especializada. Essa parceria com o UNICEF é fundamental porque ajuda a qualificar os serviços e, como consequência, toda a rede de saúde em Boa Vista”, destacou.

Boa Vista: referência nacional em primeira infância

A adesão à Certificação UAPI reforça as políticas públicas voltadas à primeira infância que já são prioridade em Boa Vista há 12 anos. Desde 2013, a gestão municipal implementa ações intersetoriais em áreas como saúde, educação, assistência social e infraestrutura, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento pleno das crianças.

A capital conta com um Comitê Gestor Intersetorial da Primeira Infância, um Plano Municipal específico e o Programa Orçamentário 78, que destina recursos exclusivos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para políticas voltadas a essa faixa etária. Essa organização tornou Boa Vista referência nacional e internacional, reconhecida como Capital da Primeira Infância.

Com a certificação UAPI, a prefeitura reforça o compromisso de garantir que cada criança tenha acesso a serviços de qualidade, desde o nascimento, em uma cidade planejada para acolher e promover o bem-estar das famílias.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação
CAPACITAÇÃO: Policiais de Roraima fazem treinamento tático integrado com forças de segurança do Amazonas
Lula sanciona aumento de pena por venda de bebida alcoólica a menores
Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
PF deflagra ação em todo o país contra abuso sexual de crianças
OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa
Comissões debatem denúncias sobre reavaliação pericial de pessoas com deficiência
RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras