Família Que Acolhe promove palestra sobre empatia e desenvolvimento na primeira infância

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

O programa Família Que Acolhe (FQA) promoveu nesta terça-feira (22) mais uma roda de conversa voltada ao fortalecimento de vínculos e à orientação de pais e responsáveis sobre temas essenciais da primeira infância. A palestra, realizada na sede do FQA localizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Pintolândia, abordou o desenvolvimento emocional e a empatia em crianças de até 1 ano e 10 meses.

A atividade contou com a participação de 23 integrantes e faz parte da programação semanal do programa, que atende atualmente cerca de 2.800 beneficiários distribuídos em 72 turmas. “Formamos grupos com aproximadamente 30 participantes e abordamos temas como gestação, saúde mental, amamentação e criação consciente. O objetivo é apoiar as famílias desde o início da jornada materna e paterna”, explicou a gerente do FQA, Naiara Paz.

Durante o encontro, pais e crianças participaram de dinâmicas e atividades lúdicas conduzidas pela agente facilitadora Tayane Cristina, que atua há cerca de cinco anos no programa. “Na primeira infância, é fundamental trabalhar áreas emocionais e comportamentais. A empatia deve ser estimulada desde cedo, por meio da convivência e do exemplo. Cada encontro é uma oportunidade de fortalecer os laços familiares”, destacou Tayane.

Além de orientações práticas, a palestra também trouxe reflexões sobre como determinadas atitudes parentais podem impactar o desenvolvimento psicológico das crianças. “Brigas em frente aos filhos, por exemplo, podem gerar traumas que reverberam na vida adulta. Nosso trabalho é ajudar os pais a entenderem como cada atitude influencia o comportamento dos pequenos”, reforçou Naiara.

Para Veronice Pereira, mãe de primeira viagem, as palestras têm contribuído significativamente na criação da filha Nízia. “A gente aprende muito sobre como lidar com as emoções das crianças e a importância do respeito ao próximo. Além disso, o programa me ajuda bastante com a parte da saúde, como vacinas e pediatria”, comentou.

Karlila Barbosa, participante do FQA há cerca de três anos, também destacou os benefícios oferecidos pelo programa. “Recebemos cestas básicas, leite, atendimentos de saúde e, com as palestras, aprendemos sempre algo novo. Isso é fundamental, principalmente para quem está vivenciando a maternidade pela primeira vez”, afirmou.

O próximo encontro será realizado nesta quarta-feira (23), com foco nas crianças de 2 anos, dando continuidade ao trabalho de fortalecimento das relações familiares e promoção do desenvolvimento infantil pleno.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
EM PACARAIMA: Roraima cumpre mandados da Operação Pharos 2 e prende homem com material pornográfico infantil
SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação
CAPACITAÇÃO: Policiais de Roraima fazem treinamento tático integrado com forças de segurança do Amazonas
Lula sanciona aumento de pena por venda de bebida alcoólica a menores
Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
PF deflagra ação em todo o país contra abuso sexual de crianças
OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa