Atividades são oferecidas gratuitamente no Polo Buritis e reforçam os benefícios da música na cognição, socialização e expressão emocional
Aprender a tocar um instrumento musical pode ser mais do que uma atividade de lazer — para muitos jovens atendidos pelo Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), significa superar desafios, estimular a mente e encontrar novos caminhos para a expressão pessoal.
É o caso da estudante Maria Clara Almeida, de 20 anos, aluna da modalidade de teclado no polo Buritis. Há um ano no programa, ela vem aprimorando suas habilidades musicais com empenho. “Meu sonho sempre foi tocar teclado. A parte mais difícil ainda é tocar com as duas mãos, mas já evoluí bastante”, relatou.
Diagnosticada com dislexia e deficiência intelectual leve, Maria Clara tem encontrado nas aulas um importante apoio para o desenvolvimento motor e cognitivo. A mãe, Janemere Soares, celebra os avanços. “Ela sempre precisou de estímulos, e a música tem ajudado muito, principalmente na concentração. Conseguimos presenteá-la com um teclado, o que a deixou ainda mais animada.”
Outro talento revelado no CCJuv é o de Nicollas Alexandre Khan Prado, de apenas 10 anos. Desde os 7 ele participa das atividades musicais e atualmente se dedica ao teclado, após passar por aulas de coral e flauta. “O teclado foi indicado pelo meu professor, que percebeu que eu aprendia muito rápido. Ele notou que eu conseguia tocar as músicas em um dia”, contou o pequeno músico.
A mãe de Nicollas, Zamina Khan, lembra que o filho sempre demonstrou afinidade com a música. “Ele cresceu ouvindo MPB e músicas com letras significativas. Quando o levamos ao CCJuv, ele se encantou pela musicalização e o professor logo percebeu o talento dele para o teclado. Foi um divisor de águas.”
Segundo ela, a música trouxe não apenas habilidades técnicas, mas também impacto emocional. “A forma como ele interage mudou completamente. A música abriu um leque de sentimentos e possibilidades. Tenho muito orgulho dele.”


Benefícios além da música
De acordo com o professor Fabiano Santos, responsável pelas aulas de teclado, os benefícios vão além do aprendizado musical. “A música contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Há estudos que mostram como o cérebro funciona melhor quando está envolvido com música. É bonito ver crianças tocando, é algo mágico e que transforma”, destacou.
Atualmente, cerca de 40 alunos estão divididos em nove turmas no polo Buritis. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h e das 15h às 16h. Santos reforça que o progresso dos alunos está diretamente relacionado à disciplina e ao apoio familiar. “Com um mês de prática, muitos já conseguem executar músicas simples. Mas o avanço depende também da atenção e do comprometimento de cada um.”
CCJuv e a transformação social
Criado pela Resolução Legislativa nº 026/2021, o Centro de Convivência da Juventude é vinculado à Superintendência de Programas Especiais (SPE) da ALE-RR. A unidade oferece atividades gratuitas voltadas à cultura, música, esporte, inclusão digital, qualificação profissional e ações sociais.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), programas como o CCJuv têm impacto direto na vida da população. “É gratificante ver tantas famílias beneficiadas com projetos que promovem cultura, educação e desenvolvimento humano. O CCJuv transforma vidas e reforça o papel social da Assembleia Legislativa.”
Matrículas abertas
As inscrições para as aulas de teclado seguem abertas. Para matricular crianças e adolescentes, é necessário apresentar cópias da identidade e CPF do aluno e dos pais, comprovante de residência, declaração escolar atualizada e uma foto 3×4.
O CCJuv está localizado na Avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis. Mais informações podem ser obtidas diretamente na unidade, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR – 21/07/2025