Tecnologia e integração fortalecem segurança pública em Boa Vista

RORAIMA MUSICAL
ALERR reconhece 7 de outubro como o Dia Estadual do Regente de Bandas e Fanfarras
SAÚDE BUCAL
CCJuv e Faculdade Cathedral se unem para oferecer atendimento odontológico a crianças eadolescentes
PROTEÇÃO E CUIDADO
Leis e ações da ALERR protegem idosos contra golpes financeiros
RORAIMA, 37 ANOS DE SONHOS E CONQUISTAS
Assembleia Legislativa celebra a força de um estado jovem que cresce com sua gente

Com videomonitoramento, câmeras corporais e parcerias com a população, capital é referência nacional em gestão inteligente e segurança urbana

Por Ráyra Fernandes

Aos 135 anos, Boa Vista se consolida como uma das capitais mais seguras e inovadoras do país ao apostar em tecnologia como pilar da segurança pública. Com uma rede de mais de 90 câmeras de videomonitoramento estrategicamente distribuídas pela cidade, a Prefeitura tem ampliado a vigilância preventiva, agilizado investigações e proporcionado mais transparência nas ações da Guarda Civil Municipal (GCM).

As câmeras estão instaladas em locais de grande circulação, como avenidas, praças e entradas de bairros, reforçando a presença do poder público e inibindo ações criminosas. Parte desse sistema inclui equipamentos com leitura automática de placas veiculares (OCR), que permitem identificar veículos em tempo real e são utilizados em operações conjuntas com outros órgãos de segurança, especialmente no combate ao crime organizado.

Transparência e confiança com o uso de bodycams

Outro avanço significativo é a adoção de câmeras corporais (bodycams) pelos agentes da GCM. Os dispositivos gravam áudio e vídeo durante atendimentos e patrulhamentos, garantindo mais segurança jurídica aos guardas e à população. A medida também aumenta a confiança dos cidadãos nas abordagens realizadas e contribui para a melhoria contínua dos protocolos operacionais.

“Nos últimos anos, ganhamos em eficiência e transparência. O uso das tecnologias fortalece a atuação da GCM e aproxima o cidadão do trabalho das forças de segurança”, destaca Cláudio Galvão dos Santos, secretário municipal de Segurança e Ordem Pública.

Atuação integrada e resultados expressivos

A estratégia de integração entre município e forças de segurança tem se mostrado eficaz. Somente em 2024, a GCM realizou 236 atendimentos em apoio à população e a outros órgãos. De janeiro a junho de 2025, esse número já chega a 110, sendo 69 destinados diretamente a cidadãos, 53 à Polícia Civil e 6 a outras instituições. No total, foram 366 ações integradas nos últimos dois anos.

Acesso público às imagens reforça cidadania

Em Boa Vista, moradores e comerciantes também podem solicitar oficialmente imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento. A medida, inédita em muitas cidades, promove o uso cidadão da tecnologia, permitindo o esclarecimento de eventos, apoio em investigações e reforço da sensação de segurança.

Reconhecimento nacional em inovação

O uso eficiente da tecnologia por Boa Vista foi reconhecido nacionalmente. Em julho de 2025, a capital venceu o Prêmio InovaCidade 2025, durante o congresso Smart City Business América, em São Paulo. Boa Vista foi premiada nas categorias “Integração Tecnológica para a Segurança” e “Gestão Inteligente de Municípios Brasileiros”.

A premiação destaca cidades que aplicam soluções tecnológicas de forma criativa e com resultados diretos na qualidade de vida da população.

Com foco na inovação e na proximidade com os cidadãos, Boa Vista avança como referência em segurança pública inteligente e gestão urbana moderna.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
Print

Confira mais ...

Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
EM PACARAIMA: Roraima cumpre mandados da Operação Pharos 2 e prende homem com material pornográfico infantil
SP: Polícia diz que metanol foi adicionado, e não gerado em destilação
CAPACITAÇÃO: Policiais de Roraima fazem treinamento tático integrado com forças de segurança do Amazonas
Lula sanciona aumento de pena por venda de bebida alcoólica a menores
Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
PF deflagra ação em todo o país contra abuso sexual de crianças
OPERAÇÃO VIRTUDE: Polícia Civil promove ação de conscientização sobre o combate à violência contra pessoas idosa