O Governo de Roraima dará início ao segundo curso de formação da PMRR (Polícia Militar de Roraima). Para isso, nesta segunda-feira, dia 24, foram apresentados 137 alunos de segunda classe que vão participar do treinamento, que terá duração de 180 dias.
Os novos convocados são oriundos do concurso público realizado em 2018 e convocados em dezembro de 2021, um mês após anúncio feito pelo governador Antonio Denarium. Após a qualificação, estarão aptos para atuarem na corporação e reforçarem os trabalhos do programa Polícia na Rua, maior programa voltado à segurança pública de Roraima, além de preparados para realizar a confecção do TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).
“No mês de junho, chamaremos outra turma, no mês de dezembro mais uma turma. Lançamos o programa Polícia Na Rua com 80 viaturas em todos os bairros da Capital e no Interior, fazendo a segurança ostensiva nas ruas do estado de Roraima. E, com isso, nós estamos reduzindo as taxas de criminalidade. Só com a Polícia na Rua, que foi lançada em novembro, houve a redução de mais de 40% nos assaltos e arrombamentos”, explicou o chefe do Executivo sobre os investimentos na PMRR.
No total, o curso de formação terá carga horária de 1.150 horas, divididas em 30 disciplinas teóricas e práticas, além de estágio operacional. Dentro deste arcabouço oferecido pelo treinamento, haverá ensino voltado a armamento e tiro, uso seletivo e diferenciado da força, radiopatrulhamento, polícia comunitária, defesa pessoal, instrução militar básica, educação física militar e disciplinas voltadas às mais diversas áreas do Direito.
Comandante geral da PMRR, o coronel Francisco Xavier reforçou que esses alunos já estão ingressando na corporação sob a condição de soldados de segunda classe e, após o fim do curso, farão a diferença no policiamento de todos os municípios do Estado.
“Essa é a continuidade da convocação para aquele primeiro edital, que é do concurso de 2018, e que, graças a essa visão, graças a essa vontade do governador Antonio Denarium, foi autorizado o chamamento do cadastro de reserva e nós estamos indo para segunda convocação. Então é um grande ganho para a sociedade, um grande ganho para segurança pública, mais esse investimento feito pelo Governo do Estado, para a convocação de mais 137 novos policiais militares”, frisou o comandante da PMRR.